Especialista conta 5 segredos de SEO para o Google

Pesquisa realizada pela agência de SEO Hedgehog Digital em parceria com a Opinion Box, mostra que 93% dos brasileiros fizeram alguma busca online de informações pelo smartphone nos últimos 12 meses.

E ainda de acordo com a mesma pesquisa, 88% das pessoas utilizam o google para procurar a informação. 

Fica evidente que grande parte da jornada de decisão e compra de um produto passa por informações indexadas pelas ferramentas de buscas online.

Sendo assim, a grande pergunta para uma empresa que quer se posicionar bem na pesquisa orgânica do google é: “o que devo fazer para me destacar perante meus concorrentes?”

Bruno Azevedo Nunes, gerente de marketing há mais de 10 anos na empresa NTC Brasil nos esclarece algumas dessas dúvidas abaixo.

Conte para nossa audiência o que é SEO?

BRUNO: Tecnicamente, Search Engine Optimization (Otimização para motores de busca). Mas em termos leigos, podemos dizer que SEO é o processo de estruturação de um website que, visa mostrar à ferramentas de buscas como o Google, o quão relevante é o site para aquela audiência, com o objetivo de aumentar e melhorar as visitas ao mesmo.

E de que forma isso é feito?

BRUNO: Tudo começa com um bom conteúdo. Hoje em dia, as ferramentas de buscas são capazes de compreender o que está escrito nos sites e entender se aquilo é relevante.

Mas é bom lembrar que ainda nos dias de hoje, é importante codificar um website usando os elementos básicos de SEO como tags, organizações de pastas, contagem de palavras chaves, h1 h2 h3, estruturação de links internos etc. 

As próprias ferramentas de construção de site, como wordpress, já fazem o básico. O que sobra para nós é a construção do conteúdo e organização dele.

Como construir e organizar o conteúdo para que o google veja relevância nele?

BRUNO: Não basta um ótimo conteúdo, se a forma com que ele é apresentado não engaja a audiência.

Por mais que o google consiga avaliar o texto apresentado e ver, por exemplo, que ele não é redundante, quem faz a avaliação final é a audiência.

Quanto tempo os visitantes ficam no site? Quantas páginas eles veem? Eles saem e fazem uma nova pesquisa da mesma palavra chave no google? Eles enviam um formulário de contato? Ligam, entram no chat? 

Por meio dessas respostas, o google sabe se o site é relevante para a audiência ou não.

Conteúdo concisos, com imagens, infográficos e bem organizado cansam menos os visitantes. Hoje o consumo da informação é muito rápido. Ninguém quer perder tempo. Todos querem tudo já muito bem mastigado. 

Para finalizar, se tivesse que listar por ordem de importância as técnicas de SEO, como você listaria? 

BRUNO: Em primeiro lugar é a organização e apresentação do conteúdo. 

Em segundo lugar, o conteúdo em si.

Em terceiro lugar, a autoridade do website. Muito já foi estudado sobre o assunto. Mas pela minha experiência, vejo que ainda hoje, os backlinks são muito importantes. 

O google quer ver quais outros sites na web acham o site em questão relevante. Se você tem, por exemplo, uma página com alta autoridade como a da ONU linkando para o seu site, o google instantaneamente irá atribuir relevância e autoridade a seu site. 

Em quarto lugar, o básico! Definição de palavras chaves, organização de tags, meta descriptions chamativas, URLs amigáveis, linkagem interna, otimização de imagem e velocidade do site. 

Por último, não esqueça de selecionar páginas para o google não indexar. Páginas como de agradecimentos, páginas de pouso para um campanha pontual de marketing, páginas de políticas da empresa e todas as outras páginas que provavelmente a audiência irá achar irrelevante e não trará engajamento, devem ser retiradas da indexação. 

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