Indaiatuba, São Paulo 22/11/2021 –
Com o avanço da vacinação, e a consequente melhoria dos indicadores epidemiológicos, o varejo físico tem reconquistado seu espaço na preferência dos consumidores e já retoma os planos de crescimento por meio de expansões de lojas físicas.
Com o avanço da vacinação, e a consequente melhoria dos indicadores epidemiológicos, o varejo físico tem reconquistado seu espaço na preferência dos consumidores e já retoma os planos de crescimento por meio de expansões de lojas físicas. De janeiro a setembro deste ano, o fluxo de clientes nos shoppings centers brasileiros acumula alta de 14% na comparação com o mesmo período de 2020, enquanto a confiança dos consumidores nos grandes centros comerciais passou de 9,07 em setembro de 2020 para 9,17 em setembro de 2021, é o que aponta o mais recente Índice de Performance do Varejo divulgado pela HiPartners, 4Intelligence e Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Esses dados indicam que o varejo físico está se recuperando e caminhando para um cenário semelhante ao da pré-pandemia e que os shopping centers continuam sendo um destino relevante para os consumidores brasileiros.
Esse cenário estimula as empresas a retomarem o investimento em novas unidades. Na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, o Polo Shopping, maior centro comercial da região, aposta na chegada de duas grandes marcas como forma de aumentar o fluxo de clientes e, por consequência, as vendas totais do empreendimento. Uma delas é a Americanas, inaugurada no mês de novembro. Com 800 m² de área de vendas, a loja conta com cerca de 60 mil produtos, de segmentos diversos como eletrônicos, telefonia, bomboniere, alimentos e bebidas, vestuário, beleza e higiene. Seguindo o mais novo layout da marca, a unidade oferece o diferencial da experiência de compra multicanal, com os serviços O2O (online to offline), em que o consumidor pode comprar os produtos pelo site e retirar na loja.
A Riachuelo é a segunda grande marca que chegará ao Polo Shopping Indaiatuba no início do próximo ano, já alinhada às características híbridas do varejo. A unidade será integrada com o ambiente digital da marca por meio de dispositivos móveis para pagamento espalhados por toda a área de vendas e por lockers inteligentes, para aqueles que optarem pela compra online e retirada na loja física. A loja contará com um mix completo de produtos femininos, masculinos, infantis, acessórios, além do espaço Fashion Beauty, área exclusiva para venda de produtos de perfumaria e beleza de marcas nacionais e importadas. Também terá com um espaço dedicado exclusivamente à Casa Riachuelo, com produtos exclusivos da marca e uma seleção de eletroportáteis, além da linha completa de cama, mesa, banho e decoração.
A expansão dessas grandes marcas reforça a premissa de que o varejo físico ainda é um pilar importante nos planos de crescimentos dos maiores varejistas nacionais. Ainda hoje, mais da metade dos brasileiros preferem ir até o ponto de venda do que realizar a compra online, é o que aponta um estudo realizado pelo Waze, em parceria com a consultoria Box1824. Além disso, a maior capilaridade de lojas físicas facilita as questões de logística atreladas às vendas por meio de outros canais. Vale destacar que as transformações do mercado causadas pela pandemia mostram que o futuro do varejo é multicanal, ou seja, uma junção entre os canais físicos e digitais para garantir o melhor produto e a melhor experiência de compra ao consumidor.
“Estamos sempre em busca de ampliar a oferta de lojas conforme as tendências do mercado e as necessidades apontadas por nossos consumidores. As duas marcas, Americanas e Riachuelo, estavam no topo da lista de lojas desejadas pelo público do Polo Shopping, logo, foi uma grande satisfação para nós a oportunidade de receber esses dois grandes players, em lojas modernas e totalmente adequadas à tendência multicanal do varejo”, explica Andrea Fernandes, gerente de Marketing do Polo Shopping Indaiatuba.