Aquecimento global

Temperatura aumenta na Ártico e provoca descolamento de maior iceberg do planeta, o A76

A notícia sobre o ritmo de aumento de temperatura no Ártico levantou um alerta mundial. Não é simples resolver essa questão que já provoca grandes catástrofes no planeta. O iceberg A76, considerado o maior do planeta, descolou da superfície da Antártica.

O relatório de Vigilência e Avaliação do Ártico foi apresentado na Islândia, dia 19 de maio, na reunião ministerial do Conselho do Ártico.

Segundo o glaciólogo, Jason Box, do Serviço Geológico da Dinamarca e Gronelândia, o Ártico é um dos pontos mais atingidos pelo aquecimento global, com registro de aumento de 3,1 graus centígrados médio anual.

De acordo com os investigadores que contribuíram para o relatório, houve um ponto de viragem em 2004 que continua por explicar, em que a temperatura em torno do Círculo Polar Ártico começou a aumentar a um ritmo 30 por cento superior.

Da Sibéria ao Alaska, os fogos florestais incontroláveis são um problema habitual e “o fumo que produzem contém dióxido de carbono e partículas de carbono negro que também aceleram as alterações climáticas”, afirmou o investigador norte-americano Michael Young.

O impacto do aquecimento acelerado do Ártico sente-se no resto do mundo e de forma especialmente aguda nas vidas dos quatro milhões de pessoas que ali vivem, especialmente as populações indígenas.

Fonte: Dinheiro Vivo

aquecimento globalIceberg A76Temperatura no Ártico