Compra da Beats By Dre em 2014 pela Apple está ligada ao storytelling

São Paulo, SP 5/2/2021 – Segundo LaQuita Cleare, CEO da Clear Communication Academy, o storytelling é uma maneira de manter a colaboração, comunicação e confiança de uma marca no mundo.

Segundo um ditado popular índio-americano, “aqueles que contam histórias governam o mundo.” Foi nisso que a Apple acreditou ao adquirir a Beats em 2014 e é dessa maneira que o mercado é regido hoje.

Storytelling, a palavra de origem inglesa tem sido responsável pelo aumento das vendas de grandes marcas espalhadas pelo mundo. O termo está em alta no mercado e diretamente relacionado ao marketing de conteúdo, porém, seu conceito é mais antigo do que se possa imaginar.

Segundo LaQuita Cleare, CEO da Clear Communication Academy, o storytelling é uma maneira de manter a colaboração, comunicação e confiança de uma marca no mundo. Cleare também fala sobre como a técnica é utilizada nas empresas, auxiliando na motivação e inspiração dos colaboradores.

“A pesquisa científica moderna concluiu agora que a mente humana é um processador de histórias, não um processador lógico”, afirma Cleare. “Suas equipes, parceiros, investidores e clientes precisam se envolver e interagir com você para que seu negócio prospere. Contar histórias é como você pode se conectar com todas essas pessoas de uma forma significativa. E quem melhor para aprender storytelling do que Hollywood?”, completa.

É possível observar a diferença que o storytelling persuasivo faz através dos dados. Um grande exemplo é a venda de fones de ouvido nos EUA nas primaveras de 2013 e 2014. A marca Beats By Dre foi a preferida por jovens americanos em ambos os anos estando à frente da poderosa Apple com uma diferença de 23,7% no ano de 2013 e 20,8% no ano de 2014.

A história contada pela Beats chama mais atenção do jovem americano, história que está diretamente relacionada ao rapper americano Doctor Dre, criador da marca. O storytelling foi tão bem estruturado que levou as vendas às alturas, proporcionando a venda da marca para a própria Apple em 2014 pelo valor de US$3 bilhões.

Essa é uma história de inúmeras diretamente ligadas às técnicas de storytelling. Hoje a prática está diretamente ligada ao marketing de conteúdo.

Empresas como o DaazCavernas, responsável pela distribuição de descontos e cupons na internet, têm trabalhado seu storytelling. O rebrand da marca possibilitou um novo jeito de contar sua própria história. Os consumidores buscam cupons e encontram um lugar de acolhimento, quase como uma tribo que ajuda a comunidade fazer a melhor escolha no mercado.

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