São Paulo, SP 22/12/2020 – Vender pelo WhatsApp já é realidade de inúmeros micro e pequenos empresários, mas captar ainda mais vendas pelo WhatsApp é ainda um desafio para a MEI e a PME
As vendas pelo WhatsApp salvaram muitas empresas em 2020 durante a pandemia de Covid-19, mas o que o empreendedor pode esperar do aplicativo para 2021? Quais são as possibilidades a serem exploradas na ferramenta para empresas e consumidores?
A pandemia, e todas as suas consequências, exigiram dos comerciantes novas maneiras de se manterem ativos no mercado. Como resultado, uma das atuais formas mais diretas de comunicação com o público se tornou a base para negócios, através das vendas pelo WhatsApp.
Tida como uma saída prática e econômica para quem ainda não dispunha de um orçamento para o investimento em uma plataforma de e-commerce, o aplicativo de bate-papo teve um crescimento exponencial durante a pandemia de Covid-19.
Para complementar as atividades, o próprio WhatsApp anunciou no último dia 08/12 a inclusão de carrinho de compras para os usuários do WhatsApp Business, consolidando a opção para quem já tem resultados com a plataforma, recurso que ainda está pendente devido a análises do Banco Central.
As mudanças de mercado promovidas pelas vendas pelo WhatsApp
Para entender a importância das vendas por aplicativos como o WhatsApp, primeiro é preciso avaliar alguns dados importantes, a começar pelo volume de usuários do app, segundo uma pesquisa da consultoria Accenture, existem mais de 160 milhões de usuários do WhatsApp no Brasil. Destes, 83% utilizam o aplicativo para fazer compras online, embora uma parcela expressiva (48%), ainda não se sentem seguros de fechar vendas pelo aplicativo.
Contudo, esta mesma realidade tem mudado: com o aumento do distanciamento social, as vendas pelo aplicativo consolidaram-se. Nesse âmbito, os negócios de pequeno e médio porte representam a principal força na comercialização pelo WhatsApp, cerca de 64%.
A razão para tanto é a proximidade mais simples gerada tanto para os clientes, como para os comerciantes.
Embora exista um número grande de usuários ativos na internet, e especialmente pelos smartphones (74%), ainda há uma resistência quanto a compras online, ou ainda uma falta de familiaridade com os processos corriqueiros de vendas em ambiente digital.
Com isso, o WhatsApp acaba tornando a experiência mais fácil e próxima das suas versões físicas.
A novidade trazida pelo WhatsApp Business
O WhatsApp Business potencializou as vendas pelo aplicativo com a opção do carrinho de compras. Para tanto, os usuários que estão em contato com contas verificadas do WhatsApp Business podem acessar, no aplicativo, a opção de Catálogo, dentro da seção “Detalhes da Empresa”, e escolher os produtos desejados.
Até o presente momento, ainda não é possível fazer o pagamento diretamente pelo aplicativo, mas o objetivo é implementá-lo em breve, junto às funcionalidades recentes da plataforma.
Os desafios do novo empreendedor
Embora seja uma novidade bem-vinda e um meio de facilitar o acesso de um novo público tanto em compras como em vendas, ainda existem alguns desafios nesta nova etapa. A começar pela capacitação e entendimento da jornada de compra, algo presente nos meios virtuais e que ainda não é utilizado pelos vendedores mais tradicionais.
Segundo a especialista em E-commerce e Marketing Digital, Uafa Smaili da agência SinalizeWeb SEO & Performance, a centralização das ações entre vendas e marketing é o principal desafio dos novos empreendedores no meio digital:
“Eu acho que é uma dor geral. Quando não se tem um e-commerce ativo, captamos clientes por meio de campanhas digitais, e acabamos gerando um volume de trabalho para o time comercial, a falta de um monitoramento ou mesmo o preparo da equipe podem inviabilizar um investimento realizado para a aquisição de novos clientes, tornando o resultado aquém, não pela campanha, muito menos com o meio de contato WhatsApp, mas por uma experiência ruim prejudicada pelo atendimento”, diz.
Junto a essas novas experiências, ainda existe a fundamentação da experiência prática dentro do próprio WhatsApp. Nessa nova modalidade, o chamado “Comércio Conversacional” ainda precisa de ferramentas e funcionalidades que tornam o atendimento mais dinâmico para os vendedores, e a experiência prática para os clientes, cujo princípio básico é tornar a experiência fácil e não invasiva. Esse é um dos objetivos de Plataformas WhatsApp para Empresas como a Orbital Zap.
A Orbital Zap é uma Plataforma WhatsApp para Empresas, desenvolvida especificamente para operações dedicadas a Vendas pelo WhatsApp, tornando o atendimento e o operacional online mais amplo e eficiente.
Nela, é possível gerenciar diversas ações automatizadas de E-commerce usando o WhatsApp como um meio de contato, incluindo opções de pagamento, versatilidade no catálogo de produtos, e ampliar o atendimento da equipe de vendas online.
Integrada à Plataforma de Lojas Online Orbital Commerce, a Orbital Zap permite a integração de até 40 atendentes por conta no WhatsApp Business. Com isso os resultados podem ser melhor mensurados, otimizados e auditados.
Além dos recursos de atendimento, agora crucial com as vendas no WhatsApp se tornando um dos padrões de mercado, o empresário também precisa direcionar os diversos canais de captura de clientes para o atendimento em um único WhatsApp, o que ele só consegue utilizando alguma Plataforma WhatsApp para Empresas como a Orbital Zap. “A empresa precisa descentralizar o atendimento do WhatsApp do vendedor, centralizando e monitorando a qualidade do atendimento pelo seu próprio WhatsApp Business”, complementa Uafa.
Em outras palavras, toda campanha publicitária e/ ou de marketing digital que leve ao atendimento por WhatsApp, seja na própria loja online ou em plataformas como Instagram, Facebook e outras, precisa ser monitorada, encaminhando os clientes em potencial de forma organizada para cada atendente/vendedor.
Certamente o WhatsApp busca se tornar uma das ferramentas de maior capacidade de comunicação e vendas para consumidores e empresas, mas o empreendedor deve saber que muito ainda está por vir em possibilidades e capacidade comercial, de controle e gestão.
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