Geral Geral

Turismo LGBTI

Fórum de Turismo LGBT será online de 23 a 27 de novembro

O Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2020 será realizado entre os dias 23 e 27 de novembro, por meio digital. O evento gravado será dividido em cinco programas de uma hora, que serão lançados diariamente nas plataformas do jornal BrasilTuris e da Via G.

Alex Bernardes

“Ficamos acompanhando todos esses eventos virtuais desde o começo da pandemia, e percebemos que as pessoas não conseguem focar suas atenções por mais de uma hora na frente de uma tela, por isso, para termos um melhor resultado em aderência e na entrega, optamos por adotar esse formato simples, se complicações ou burocratização para disponibilizar o conteúdo. Nesse momento, acreditamos que menos é mais.” Declarou Alex Bernardes, diretor do Fórum de Turismo LGBT do Brasil.

Os programas da edição 2020 do Fórum de Turismo LGBT do Brasil poderão ser assistidos por meio das plataformas digitais do Jornal Brasilturis e da revista ViaG, publicação de turismo LGBT, responsável pela realização do evento. A ideia deste ano é atingir tanto aos profissionais do turismo, como também ao público final que vai consumir os destinos divulgados.

O Fórum de turismo LGBT do Brasil 2020 conta com os patrocínios de Greater Fort Lauderdale CVB, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, R1 Soluções Audivisuais, Colômbia, Visit Argentina, Ministério do Turismo de Israel no Brasil, Pullman Hotel Vila Olímpia, Tap Air Portugal, CC Hotels, e Miami CVB. O evento ainda conta com os apoios institucionais da Associação internacional de turismo LGBT (IGLTA),  Associação Latino Americana de Agências de Viagens Corporativas (Alajev), Abav São Paulo, Visit São Paulo e Fórum de Empresas e Direitos LGBT.

Veja programação completa:

23/11 – Segunda-feira

Painel 1:  Mice LGBT

O painel quer entender como aos eventos, meetings, e campanhas de incentivo do mercado corporativo estão tratando seus executivos LGBTI+ e como o segmento pode dar uma melhor atenção a esse tema.

Mediador: Eduardo Murad – Presidente Alajev

Painelista : Fernanda Furquim –  Executiva de contas da MCM Brand Group

Painelista : Paulo Amorim –  Especialista em marketing digital, eventos corporativo e consultor em Diversidade e Inclusão.

Workshop: Mato Grosso do Sul – Karla Cavalcanti – Gerente de Mercado Fundtur – MS.

Mato Grosso do Sul se desponta como o novo hot spot do turismo LGBT brasileiro. Com natureza exuberante, paisagens ímpares e povo hospitaleiro, o estado é bem preparado para receber turistas LGBT. Conheça as novidades e as iniciativas lideradas pela Fundação de Turismo do MS que garantirão uma viagem segura e inesquecível aos seus clientes.

24/11 – Terça-feira

Painel 2:  Turismo LGBT na maturidade

O público LGBTI+ é, quase sempre, retratado por pessoas jovens reforçando estereótipos que atrapalham a compreensão do mercado com relação a essa comunidade. Esse painel visa jogar luz aos LGBTI+ que já entraram na chamada classe dos 60+, entender suas demandas e comportamento na hora de viajar.

Mediador: Clovis Casemiro –  Coordenador IGLTA no Brasil

Painelista : Rogério Pedro – Fundador da ONG Eternamente Sou

Painelista : Cida Araújo – Empresária e promoter do setor de eventos LGBT

Workshop: Israel – Carolina Dias – Relações Públicas do Ministério do Turismo de Israel no Brasil.

Oásis de segurança e respeito ao turista LGBT no Oriente Médio, Israel atrai turistas deste segmento do mundo todo. A legislação avançada para causas LGBT, juntamente com atrativos turísticos que combinam história milenar com um estilo de vida contemporâneo, o destino se tornou, em pouco tempo, um dos queridinhos dos turistas LGBT brasileiros. Confira esse workshop incrível e surpreenda-se com tudo que esse pequeno gigante tem a oferecer.

25/11- Quarta-feira

Painel 3:  Diversidade e Inclusão  no Turismo LGBT+

Por se tratar de uma comunidade plural e diversa, acredita-se que a comunidade LGBTI+ é inclusiva e abraça todos os seus membros. O objetivo desse painel é dar voz aos membros menos favorecidos da comunidade LGBTI+ e entender as dificuldades enfrentadas no ambiente do turismo.

Mediador: Maitê Schneider  – Fundadora da Transemprego 

Painelista : Alberto Jr  – Influenciador Digital/ Apresentador 

Painelista : Ivone Oliveira – Blog Gata de rodas e Diretora da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Workshop: Argentina

O destino internacional preferido dos turistas LGBT brasileiros também está na programação do Fórum. Em 2017, o país recebeu mais de 200 mil brasileiros da comunidade. Com muito planejamento e um trabalho focado, aliado à riqueza cultural e natural, a Argentina tornou-se porta de entrada para o turista LGBT na América Latina e referência mundial nesse segmento. Confira este workshop e encante seus clientes com uma Argentina que vai muito além do tango e das parrillas.

26/11 – Quinta-feira

Painel 4:  Politicas Públicas como ferramenta de fomento do turismo LGBT+

O turita LGBT é responsável por 15% de toda movimentação financeira do setor. São centenas de bilhões dólares injetados na economia. Análises indicam que os destinos turísticos com politicas públicas claras e avançadas de proteção aos seus cidadãos LGBT tem maior chance de fazer sucesso dentro deste segmento do turismo. O objetivo desse painel é compreender como Brasil pode continuar avançado nesse tema de maneira a atrair mais divisas para o setor.

Mediador: João Bueno – Advogado Especialista e Associações e consultor Juridico

Painelista : Cassio Rodrigo – Diretor de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo

Painelista : Heloísa Gama Alves – Especialista em Direito Constitucional e Direito Homoafetivo

Workshop: Colômbia – Maria Catalina  Galvis – Assessora de Turismo da ProColombia Brasil.

Duas vezes vencedora do World Tourism Award como melhor destino LGBT da América Latina, a Colômbia surpreende pela vida agitada de suas metrópoles repletas de atrações para o público LGBT. Além disso, sua riqueza cultural se expressa em sabores, ritmos e cores que contagiam a todos. Assista a este workshop e descubra tudo o que o nosso vizinho mais alegre tem a oferecer aos viajantes LGBT brasileiros.

27/11 – Sexta-Feira

Painel 5:  Marcas com propósito social

O que já era uma tendência acabou sendo acelerada pela pandemia do Covid-19. O consumidor mudou drasticamente suas relações de consumo e a maneira como se comportam perante as marcas. Estudos indicam que marcas que tem preocupação em devolver algo para a sociedade ganharam a preferência absoluta dos consumidores. Com cases e bons exemplos, esse painel visa orientar grandes, medias e pequenas empresas a se adequarem a essa nova realidade para ajuda-las a ganhar a simpatia e o engajamento da comunidade LGBTI+.

Mediador: Luanny Fastino  – Consultora da CKZ Diversidade

Painelista : Antonietta Verlase – Senior VP de Comunicação, Relações Institucionais da Accor na America Latina

Painelista : Rodrigo Santini – Ben&Jerry’s-  Lider de Marca e Missão Social da Ben & Jerry’s Brasil

Workshop: Miami- Dan Rios – Director, LGBTQ Marketing

Muito além de praias e compras, Miami sabe agradar o turista LGBT como poucos destinos no mundo. Exposições de arte, festivais culturais e gastronômicos, além de um enorme leque de eventos voltados a esse público garantem muito agito e badalação, atraindo esse perfil de viajantes o ano todo. Assista a este workshop e fique por dentro de todas as novidades do paraíso LGBT na Flórida (EUA).

Fonte: Editora VIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *