Professor da FGV Oscar Malvessi lança o livro ‘Como Criar Valor na Sua Empresa’

Na economia brasileira, as empresas enfrentam uma série de desafios, como carga tributária elevada; burocracia e regulamentações; infraestrutura inadequada; mercado altamente competitivo em muitos setores, o que pode significar margens de lucro apertadas; instabilidade econômica e política; e por fim, obter acesso ao crédito, especialmente as pequenas e médias empresas. Esses são apenas alguns dos desafios enfrentados pelas empresas na economia brasileira. Cada setor e empresa podem ter desafios específicos adicionais. É importante que as empresas estejam preparadas para lidar com esses desafios, se adaptando às condições do mercado e buscando oportunidades para inovar e crescer.

Diante desse panorama, o cenário de negócios do país e a administração empresarial são um desafio para o mercado. Para ajudar empresários e tomadores de decisão, o professor Oscar Malvessi, da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), consultor especializado em Criação de Valor, está lançando o livro “Como criar valor na sua empresa – Método VEC”.

A obra pode ser utilizada como um guia para empresários de todos os segmentos, pesquisadores e interessados no universo de gestão procurando entender a criação de valor para os negócios.

A ideia de produzir o livro é resultado dos estudos e aplicação de temas financeiros contemporâneos, que foram experimentados por Oscar Malvessi e cujo objetivo é demonstrar a aplicabilidade dessa metodologia no contexto das empresas brasileiras sejam elas de capital aberto ou não.

Para o ex-presidente da CAIXA e da Medial Saúde e ex-presidente do conselho do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa -, Emilio Carazzai, que escreveu o prefácio, “…o livro é uma filosofia e uma estratégia que orientam decisões com base no seu potencial para maximizar valor para o acionista”.

Principal tema da obra, o método conhecido como VEC (Valor Econômico Criado) diz respeito a incorporar, nos demonstrativos de resultados gerenciais, o custo de oportunidade do acionista. A ideia é, portanto, a de que o valor só é criado para esse acionista quando o retorno da empresa supera seu custo de capital. A riqueza só é criada em uma situação em que a valorização da companhia no mercado é superior a seu Patrimônio Líquido (PL). Para avaliar a criação de valor, são tomados como base indicadores chave de desempenho (em inglês, KPIs) como o Fluxo de Caixa Livre (FCF) – geração de caixa da empresa após todos os investimentos de capital (sejam de giro ou permanentes) – e o VAM (Valor Adicionado pelo Mercado), que mede a riqueza percebida pelo mercado na comparação do valor de mercado da empresa com seu PL.

O livro traz dois estudos de caso, das Lojas Renner e da BRF. Neles, Malvessi mostra exemplos detalhados com o comportamento de criação e destruição de valor. “A adoção da criação de valor leva a uma melhor e mais significativa valorização das ações no mercado, criando mais riqueza para a empresa aos acionistas e stakeholders”, diz Oscar Malvessi.

O livro estará disponível no site da All Print Editora, na Livraria Martins Fontes e plataformas online, Amazon, Americanas, Submarino e Shoptime.

Oscar Malvessi é consultor especializado em criação de valor, autor de artigos e 04 livros sobre temas de finanças corporativas e valuation. Professor da FGV nos cursos executivos e foi professor de carreira na área financeira da EAESP FGV por mais de 30 anos.

Evento de lançamento:

Livro: “Como criar valor na sua empresa – Método VEC”

Data: Terça-feira, 19 de setembro – das 19h30 às 21h

Local: FGV EAESP – 4° andar – Espaço Prime

Editora: All Print Editora

Preço: R$ 287,30

#economia#educacaoCOMUNICAÇÃONEGÓCIOSRELAÇÕES COM INVESTIDORES