Número de investimentos em BDRs de ETFs cresce no Brasil

O número de pessoas físicas que investem em BDRs de ETFs tem aumentado no Brasil. Em junho, a B3 registrou cerca de 15,7 mil investidores na modalidade no Brasil, um crescimento de mil novos investidores desde junho, que movimentaram R$ 2,3 milhões sob custódia. Conhecidos por agrupar investimentos temáticos, os BDRs de ETFs, e esta modalidade de investimento baseado em temas ainda são pouco conhecidas pelos investidores. Pensando nisso, empresas do mercado financeiro estão criando campanhas e iniciativas para aumentar o conhecimento sobre o tema.

Com isso em mente, a Global X, gestora americana especializada em ETFs temáticos, lança em agosto a primeira grande campanha da marca no Brasil. Uma das ações realizadas é a criação de um game interativo que desafia os investidores a buscarem temas na Faria Lima, no centro de São Paulo e Nova York, e ainda podem concorrer a um combo do curso Touro de Ouro, do Pablo Spyer.

“De uma forma educativa e divertida, os investidores que entrarem no game vão aprendendo e encontrando os temas escondidos nos ambientes. Tomamos o cuidado para trazer diversos elementos no jogo que causem identificação imediata destes famosos centros financeiros nos investidores. Para os ‘Faria Limers’, por exemplo, com certeza vão reconhecer os famosos coletinhos e patinetes elétricos, assim como elementos ícones da região”, explica Bruno Stein, diretor geral da Global X no Brasil.

A ação tem estreia marcada para o dia 30 de agosto, tem a parceria da B3, parceiro estratégico da gestora aqui no país. Com o mote “Busca Temática”, o game inspirado no jogo “Onde está o Wally”, tem a participação do influenciador Paulo Spyer, o Touro de Ouro. O jogo tem uma narrativa, na qual os investidores precisam encontrar temas em três mapas que representam importantes centros financeiros mundiais: a Faria Lima, principal polo financeiro do Brasil e local do escritório da Global X no país; o centro de SP, primeiro centro financeiro brasileiro e sede da B3; e NY, um dos mais importantes centros do mundo, e sede da Global X. Ao encontrar cinco dos quinze temas espalhados pelo game, o usuário já concorre a um Combo do curso Touro de Ouro 1 e 2, do Pablo Spyer, e uma palestra na B3 com a participação dele e da Global X.

A campanha de marketing conta com a criação de uma landing page (www.buscatematica.com.br) que traz a mecânica do game e todas as orientações para participar. Além disso, a ação contará com anúncios nos principais aeroportos do Brasil (SP, RJ, Recife e Brasília), Eletromídia em elevadores da Faria Lima e no Shopping JK, Google Ads e ações nas redes sociais.

Em linha com essa estratégia, os 15 temas espalhados pelo game são também 15 estratégias e tendências da Global X:  Robótica & Inteligência Artificial, Urânio, Blockchain, Computação em Nuvem, Lítio & Baterias, Fintech, Cibersegurança, Saúde Digital / Telemedicina, Desenvolvimento de Infraestrutura dos EUA, Cleantech, Genoma e Biotecnologia, Cobre, Super Dividendos, Consumo Discricionário da China, Covered Call Nasdasq 100.

“Queremos que os investidores entendam e se familiarizem em investir em setores e temas disruptivos, sem necessariamente focar em uma única empresa. Acreditamos muito no potencial do mercado brasileiro e em investimentos temáticos. Desde que chegamos no Brasil já trouxemos 30 ETFs temáticos listados na bolsa, por meio de BDRs, que estão se popularizando”, afirma Stein.

Os investimentos temáticos têm ganhado força no Brasil nos últimos anos. De 2018 a 2020, o valor sob gestão em produtos temáticos mais que triplicou, saltando de US$ 174 bilhões para US$ 595 bilhões globalmente, de acordo com dados da Morningstar, de maio de 2021. Em 2011 eram 0,6% dos recursos alocados em fundos de investimento como um todo, em 2021 chegou a 2,1%. De fundos nacionais a ETFs (Exchange-traded fund), os investidores são atraídos pela possibilidade de investir em setores e temas tendência no Brasil e no mundo.

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