Como o WhatsApp pode ser usado para alavancar as vendas?

Um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, o WhatsApp também conquistou o universo corporativo. Hoje, já soma mais de 2 bilhões de usuários em todo o planeta. No Brasil, uma pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com o Mobile Time, aponta que 99% da população tem a ferramenta instalada em seu smartphone. Isso vem revolucionando a forma das marcas se comunicarem com os clientes.

Multifuncional e dinâmico, o WhatsApp já é utilizado por 80% das pessoas para se comunicar com empresas, segundo dados da mesma pesquisa. Seja para buscar informações, para procurar suporte técnico ou efetuar compra de produtos ou serviços, a ferramenta tende a se manter como essencial para os negócios.

Em meio a esse cenário, o sistema de automação do aplicativo chegou para apoiar os empreendedores nessa jornada e pode tornar as estratégias muito mais eficazes. Com o Whatsapp Business, as empresas conseguem se conectar com os consumidores de forma mais eficiente, agilizando o processo de vendas e melhorando a experiência.

A versão automatizada deixa claro aos clientes que estão falando com uma companhia, não um usuário comum, ampliando a credibilidade e a confiança do público. A solução ainda oferece mensagens automáticas, como a de ausência, que atende os clientes inclusive fora do horário. Assim como a mensagem de boas-vindas, que saúda uma pessoa quando entra em contato.

Ao criar um fluxo de respostas automatizadas, é possível garantir que o usuário seja atendido com mais rapidez e agilidade. Em muitos casos, ele consegue resolver um problema ou tirar uma dúvida sem precisar de uma resposta humana. Isso ainda libera a equipe para atividades mais estratégicas.

Além disso, há a possibilidade de gerar campanhas automáticas, com mensagens em massa de maneira personalizada e disparo gerenciado. Com a automação, as empresas podem criar fluxos de comunicação para guiar os clientes em uma jornada de vendas, oferecendo informações relevantes e oportunidades de compra.

Outra vantagem é a oportunidade de integrar a solução com um Customer Relationship Management (CRM), ferramenta que ajuda as empresas a gerenciarem os relacionamentos. Com a integração, torna-se possível coletar e armazenar informações de cada pessoa, permitindo um atendimento mais ainda mais único e eficiente.

Um simples contato inicial captado pela sua automação de WhatsApp pode qualificar um lead e direcioná-lo ao time de vendas. Assim, é possível manter o funil em pleno funcionamento de maneira automática.

É uma tendência que deve se estabelecer, já que resolve uma série de demandas na palma da mão. Trata-se de uma chave para melhorar a comunicação com os clientes, aumentando a eficiência, a satisfação e, consequentemente, as vendas. Com planejamento e monitoramento de resultados, essa pode ser a alternativa para garantir mais destaque no mercado e sair na frente da concorrência.

 *Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores

#marketingATACADO E VAREJOe-commerceNEGÓCIOS