Caxias do Sul 27/1/2021 –
O melhor Brewpub do Brasil, eleito em 2020 pelo Festival Brasileiro da Cerveja, o maior do segmento no país, Salvador Brewing Co amplia operações para atender crescimento de demanda
O Brasil já conta com mais de 1.200 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A maioria dessas cervejarias está localizada no Sul e no Sudeste. No Rio Grande do Sul, o segundo estado com mais cervejarias, são mais de 230 registradas. Até o último ano, Caxias do Sul ocupava o terceiro lugar no ranking de cidades com mais cervejarias no país. Este é um mercado que tende a crescer cada vez mais e a Salvador Brewing Co está seguindo a tendência do mercado. Nos últimos 12 anos, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o mercado das cervejas artesanais movimentou mais de 2,4 bilhões de reais no Brasil. No mundo, os valores alcançam os 38 bilhões de dólares. A expectativa é de que o mercado cresça cerca de 14% ao ano até 2023, segundo dados da Global Craft Beer Market, entidade que monitora o mercado das cervejarias no mundo.
A Serra Gaúcha ganha um novo espaço de lazer aliado ao consumo de cerveja artesanal. Trata-se do terceiro bar e da nova fábrica da Cervejaria Salvador, com vistas para a produção da bebida. O empreendimento surge com a expertise dos sócios Andrigo e Leonardo Salvador, Fabiano Gasperin, Claudio Costa e Jocemar Gross, nomes já conhecidos na lida cervejeira de Caxias do Sul – vide Cervejaria Salvador, no complexo Fabbrica, no bairro Lourdes, e a P-47, no Cinquentenário.
O novo espaço, inaugurado no final de 2020, propõe clima descontraído, mais rock and roll, com máquina de fliperama, mesinhas de boteco e cardápio que contempla “espetinhos de carne” na calçada. Outro atrativo é a vista para a fabricação da já celebrada cerveja artesanal – futuramente, haverá visitas guiadas à produção. “Resgatamos um pouco nossas origens, quando surgimos vendendo cerveja na nossa Kombi. É um espaço sem muito glamour, mas com uma energia muito legal, com música boa, fliperama, churrasquinho de rua e muita cerveja boa”, adianta Leonardo. “Será um ambiente bastante diferenciado. Sempre tivemos a ideia de uma fábrica aberta ao público, com consumo no local”.
A nova cervejaria, com 500 metros quadrados, também atende a uma demanda da marca, que viu suas vendas dispararem nos últimos meses via e-commerce, inclusive com exportação, e precisou de uma fábrica maior. Com investimento de aproximadamente R$ 300 mil, incluindo a aquisição de novos tanques de armazenamento, a produção de cerveja irá dobrar, chegando a 25 mil litros/mês. Serão gerados pelo menos quatro empregos diretos. Entre outros diferenciais da nova fábrica está a utilização de energia limpa, 100% proveniente de painéis fotovoltaicos, fornecida por meio de uma parceria com o Projeto Berlim Energia, e alguns barris de carvalho para iniciar um novo projeto de envelhecimento de cervejas, que serão lançadas nos próximos anos.
Exportação
Além das vendas físicas e on-line, em 2020 a marca fez suas primeiras operações de venda para o mercado internacional. “As exportações surgiram quando distribuidores da Holanda, Japão e Coreia do Sul conheceram nossa marca por meio do aplicativo de avaliação de cervejas Untappd, onde hoje estamos colocados como a 3° cervejaria mais bem avaliada no Brasil. A partir do interesse desses distribuidores, destinamos parte da nossa produção para iniciar o processo de exportação. A expectativa para 2021 é de que essa demanda tenha um aumento significativo”, observa Leonardo.
Cerveja inspirada em jogo de videogame
Outra novidade é o lançamento das cervejas River e Raid Double NE IPA, inspiradas no River Raid, famoso videogame da Atari na década de 80. “Nessas duas versões usamos uma base super sedosa da nossa Double New England IPA, e fizemos um duplo dry hopping (adição de lúpulo durante a maturação) dos lúpulos citra e strata na River, e Idaho e Chinook da Raid”, explica Leonardo Salvador. Ele destaca que esses processos conseguem extrair todo potencial das variedades com uma explosão de aromas. “São cervejas com uma base super suculenta, com muita aveia, para trazer uma sensação sedosa e equilibrar a quantidade de lúpulo sem trazer amargor”, complementa Leonardo, adiantando que a cervejaria lança mensalmente novos rótulos disponíveis em seu e-commerce.
Vale lembrar outro marco importante para a Salvador em 2020. Em março do ano passado, a cervejaria foi premiada como o melhor Brewpub (denominação do bar que produz a própria cerveja) do Brasil pelo Festival Brasileiro da Cerveja, o maior do segmento no país.
Website: http://www.salvadorstore.com.br