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Gestão de Marketing para e-commerce: estratégias que vêm dando certo

26/10/2020 – “O cenário de contínuas mudanças no e-commerce intensifica o poder de compra online dos consumidores”.

É preciso definir o público-alvo, o posicionamento no mercado e selecionar os canais de comunicação para estar onde os consumidores estão.

Com o crescente número de compras na internet, tanto pela praticidade quanto pela diversidade de opções de produtos e empresas, a gestora Comercial e de Marketing para e-commerce, Larissa Rossetto Moura, afirma que não é mais segredo para ninguém que a internet está dominando todas as áreas, principalmente no ramo de vendas. “O cenário de contínuas mudanças no e-commerce intensifica o poder de compra online dos consumidores. A proliferação dos usuários de mídias sociais, os persistentes avanços tecnológicos e a infraestrutura indicam que o futuro do mercado eletrônico é ainda mais vibrante e escalável”.

De acordo com dados da 42º edição do Webshoppers, um estudo sobre e-commerce no Brasil, feito a cada semestre pela EbitNielsen, em parceria com a Elo, houve um crescimento de 47% no comércio eletrônico brasileiro no primeiro semestre deste ano, a maior alta em 20 anos. Ainda segundo o estudo, isso se deve pelo fechamento das lojas físicas por conta da Covid-19, tendo muitas pessoas recorrido às compras online, o que impulsionou um aumento de 39% no número de pedidos em relação ao primeiro semestre de 2019.

“Para aqueles que não eram adeptos das compras online, a pandemia os incluiu nestes números crescentes desta forma de vendas. O avanço da tecnologia vem facilitando os acessos ao mercado eletrônico de onde o cliente estiver, instigando a busca pelo mais fácil, rápido, confortável e seguro, haja vista os recordes de crescimento”, declara Larissa.

Para a gestora, um negócio online funciona da mesma forma que um negócio físico, devendo o empreendedor estar presente, separando estoque, realizando um bom atendimento, entendendo e se relacionando com o público e, principalmente, planejando estratégias para vender e divulgar a marca. “E além de todos esses itens, o que fazer para conseguir ter um e-commerce de sucesso? A resposta é marketing digital, que nada mais é do que um conjunto de estratégias que se encaixam em diversos tipos de negócios”.

Larissa acredita que o maior desafio do marketing digital está na elaboração, que exige montar um e-commerce com estratégias onde os conceitos clássicos são os 4 Ps do Marketing: Praça (canais de distribuição), Produto (análise de mercado/demanda e diferencial), Preço e Promoção.

Além disso, a profissional diz que é preciso definir o público-alvo, em seguida o posicionamento no mercado e, por fim, selecionar os canais de comunicação, ou seja, estar onde os consumidores do produto estão. Para finalizar, Larissa cita algumas tendências que já estão em prática no e-commerce brasileiro: experiência personalizada, para customizar campanhas, cupons, oferta e vitrines; chatbot, inteligência artificial, que é usada para responder dúvidas, apresentar soluções, discutir uma reclamação etc.; e checkout simplificado (em que o consumidor possa acessar o carrinho de compras com um clique apenas, sem pop-ups, cliques extras e etapas desnecessárias).

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