Dino

O Kaizen, conceito oriental aplicado em gestão de empresas e em melhoria, pode auxiliar empresas

Campinas, SP 25/9/2020 – A especialista em melhoria contínua Bruna Moreira Morales conta como aplicar o Kaizen em empresas

O Kaizen é um conceito de melhoria contínua muito específico. Pela tradução literal, a palavra japonesa significa “mudança para melhor”, e mudar para melhor aqui é entendido não do modo ocidental, mas alinhada ao pensamento oriental.

A FM2S , startup de Educação e Consultoria do Parque Tecnológico da Unicamp (Vértice), oferece diversos cursos de melhoria contínua, entre eles, o de Kaizen. O Kaizen é um conceito de melhoria contínua muito específico. Pela tradução literal, a palavra japonesa significa “mudança para melhor”, e mudar para melhor aqui é entendido não do modo ocidental, mas alinhada ao pensamento oriental. O que significa isso? Significa que o Kaizen , mais do que uma metodologia, é uma filosofia de trabalho que compreende a melhoria não apenas como solução de problemas – como acontece comumente no Ocidente – mas como um processo de melhoria descentralizado. A implementação do Kaizen deve necessariamente envolver toda a empresa, de modo que todo o time de profissionais, de todas as áreas da empresa, esteja engajado.

A especialista em melhoria contínua, Bruna Morales Moreira, conta um pouco de como é implementar na prática um programa de Kaizen. Bruna conta que começou a trabalhar intensamente no Sistema Lean, “No começo, em 2007, focava em melhorias mais visíveis – esse é o começo pra todos, pois são as modificações mais fáceis de se fazer. Comecei então pelo 5S, gestão visual, padronização de ferramentas e materiais, organização de áreas; isso tudo é melhoria, porque vai facilitar o trabalho, vai trazer produtividade e redução de tempo, no mínimo. Então, normalmente a gente começa por aí, depois evoluímos para a melhoria de processos – cuidar da reclamação de clientes, um processo de atendimento a clientes, orçamento de peças e produtos, enfim, alguns processos da área administrativa”.

De acordo com a especialista, há muitas melhorias a serem feitas. Na área produtiva, por exemplo, desde melhoria no produto até a redução de tempo de ciclo de algum processo, “Aí, a gente evolui para essas melhorias, que são um pouco mais difíceis – envolvem mais pessoas, turnos, etc. O Kaizen não é só sobre melhorar processos, mas é sobre melhorar engajamento, melhorar a comunicação entre times, melhorar o trabalho em time e as consequências são os resultados e a melhoria em indicadores. O Kaizen mexe com a rotina das pessoas, por isso, é fundamental o envolvimento das pessoas, do time todo; é importante o engajamento, de modo que todos vejam o quanto essas mudanças são importantes”.

Para saber mais sobre este e outros cursos , ou sobre a Assinatura FM2S, basta acessar os links. Caso queira conferir a entrevista .
com a especialista Bruna Morales na íntegra, basta acessar.

Website: https://www.fm2s.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *