Música Clássica em São Paulo

Com a marca da inovação, o 10º Ilumina Festival de Música de câmara chega a São Paulo

Serão três dias de concertos e espetáculos multimídia, na capital, inteiramente gratuitos, na Sala São Paulo e Casa das Caldeiras

Considerado um dos mais prestigiados festivais de música de câmara internacionais, o Ilumina Festival terá nessa edição, de 10 a 12 de janeiro, um coletivo de 28 jovens artistas selecionados (18 a 26 anos) e 13 solistas renomados do Brasil e de outros países da América Latina; Europa e Estados Unidos. Antes de São Paulo, o coletivo se apresenta em concertos no alto da Serra da Mantiqueira em (Caconde) e na cidade de Mococa.

A diretora artística, violista e fundadora do Ilumina, Jennifer Stumm, fala sobre o significado do tema do festival deste ano, FUTUR_: “A 10ª edição do Festival Ilumina olha para o futuro. Reunindo músicos, artistas e pensadores do mundo da inovação, o festival apresenta a música como um espelho para as grandes questões e os grandes desafios da vida. Inteligência artificial, mudanças climáticas e a epidemia de solidão: esses são temas nos quais a música pode lançar luz. Em uma era de automação, a arte ainda é relevante?”

A 10ª edição também se caracteriza pela diversidade dos jovens artistas, dos solistas internacionais, da programação e das conexões com as ideias atuais. Entre os solistas, nomes de forte presença no cenário internacional subirão ao palco em São Paulo, como Adrian Brendel (violoncelo, Reino Unido), Clarice
Assad (compositora, Brasil), Cristian Budu (piano, Brasil), Edmundo Carneiro (percussão, Brasil), Florian Donderer (violino, Alemanha), Gareth Lubbe (viola e voz, África do Sul), Jennifer Stumm (viola, EUA), Matthew Hunt (clarineta, Reino Unido), Rachell Ellen Wong (violino, EUA), Seth Parker Woods
(violoncelo, EUA), e Tai Murray (violino, EUA).

Ainda como destaque da programação, a estreia da obra da compositora brasileira premiada internacionalmente Clarice Assad.

Além dos concertos, o Ilumina apresentará o Ilumina U, voltado a artistas jovens e adultos. A atividade interdisciplinar terá oficinas sobre temas como tecnologia, finanças, liderança e saúde mental, ampliando a formação de jovens músicos para outras áreas importantes da vida e carreira.

10 de janeiro, das 19h30 às 22h30
FUTUROLOGIA: Casa das Caldeiras (Av. Francisco Matarazzo, 2000)
Ingressos gratuitos por meio de Sympla a partir de 5 de janeiro
Programa*
Pachelbel Cânone em Ré
Purcell Curtain Music from Timon of Athens
Vaughan Williams The Lark Ascending
Saariaho Cloud Music
Clarice Leite Lendas, e nada mais
Widmann Once Upon a Time: The Ice Cave
Schulhoff In Futurum
Debussy Sunken Cathedral
Clarice Assad Estreia da nova obra
Brahms Sexteto em sol maior, opus 36: Allegro non troppo
Chico Buarque Roda Viva


11 de janeiro, às 20h
NOITE TRANSFIGURADA
Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16

Ingressos gratuitos, por meio de Sala São Paulo, disponíveis a partir de 5 de janeiro
“Epidemia de solidão. Em um momento em que o mundo está mais conectado do que
nunca na história, por que nos sentimos cada vez mais distantes? Neste sábado,
exploraremos o futuro da conexão humana, terminando com a incrível peça Noite
Transfigurada, baseada em um poema sobre as complexidades do amor entre as
pessoas e de como a compaixão pode transfigurar tudo.
A “Noite Transfigurada” incluirá vídeomapping do Coletivo Coletores.
Programa*
Thomas Ades Darknesse Visible for piano solo
Osvaldo Golijov The Dreams and Prayers of Isaac the Blind: K vakarat
Niel Gow for the Death of his Second Wife para violino solo
Nina Simone Wild is the Wind
George Crumb Makrokosmos: Dream Music
Schubert Notturno for Piano Trio in E Flat Major
Schoenberg Noite Transfigurada

12 de janeiro, às 16h

R/EVOLUÇÕES
Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16

Ingressos gratuitos, disponíveis na bilheteria a partir de 5 de janeiro
“No encerramento do 10º festival, analisamos a conexão do universo, como tudo o que
somos contém tudo o que veio antes. Nas vozes de nossos ancestrais, suas lendas e
sabedoria. Em nosso impacto sobre a Terra e na visão de um futuro em que as
cidades estão submersas nos restos de gelo derretido. Por meio da música baseada
na repetição, como a inovação extraordinária pode nascer da simplicidade. Um novo
trabalho da compositora em residência Clarice Assad tece o poder da IA e da robótica
na narrativa de instrumentos analógicos; e o concerto completa o círculo com o
mesmo trabalho que encerrou o primeiro Festival Ilumina em 2015, o sexteto em sol
maior de Brahms. A roda do futuro continua girando e, com ela, nós evoluímos”.
Programa*
Pachelbel Cânone em Ré
Purcell Curtain Music from Timon of Athens
Vaughan Williams The Lark Ascending
Saariaho Cloud Music
Clarice Leite Lendas, e nada mais
Widmann Once Upon a Time: The Ice Cave
Schulhoff In Futurum
Debussy Sunken Cathedral
Clarice Assad Estreia da nova obra
Brahms Sexteto em sol maior, opus 36: Allegro non troppo
Chico Buarque Roda Viva

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