Mudanças climáticas elevam riscos de incêndios na Amazônia

Notícias Corporativas

Mudanças climáticas elevam riscos de incêndios na Amazônia

By DINO

November 18, 2024

As mudanças climáticas aumentaram em até 20 vezes as chances de incêndios florestais na Amazônia em 2023, de acordo com o relatório “State of Wildfires 2023–2024” – Estado dos Incêndios Florestais 2023–2024, em português – na página 3.610. Os dados têm sido destaque em debates em encontros internacionais sobre o impacto da crise climática.

Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, apontam também um aumento no corte ilegal de árvores no início do segundo semestre de 2024. Os estados do Amazonas, Pará e Acre estão entre os mais afetados, com taxas de desmatamento de 28%, 27% e 22%, respectivamente, somando 495 km² de área devastada.

Em meio a esse cenário, a questão ambiental ganha destaque nos principais fóruns internacionais, como o G20, realizado em novembro de 2024 no Rio de Janeiro. O grupo, formado por países desenvolvidos e emergentes, é responsável por cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) global. A Amazônia tem atraído, ainda, atenção especial de figuras políticas, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que visita Manaus antes da cúpula do G20.

Para Daniel Maximilian Da Costa, fundador e CEO do Latin American Quality Institute (LAQI), a questão da sustentabilidade precisa ser cada vez mais destacada, especialmente em eventos que reúnem líderes e influenciadores de diferentes setores.

“Eventos internacionais que abordam a sustentabilidade têm uma importância crescente, pois oferecem uma plataforma essencial para a troca de ideias, práticas e soluções inovadoras entre líderes de diferentes setores. Um exemplo disso é o Quality Festival 2024, que ocorre de 19 a 21 de novembro em Manaus, reunindo especialistas, autoridades e empresários para discutir como a qualidade e a sustentabilidade podem ser integradas em estratégias globais. Em uma cidade estrategicamente localizada no coração da Amazônia, o evento se destaca como uma oportunidade única para fortalecer o compromisso com a preservação ambiental”, conclui.