Especialista explica como funcionam funerárias premium
Notícias Corporativas

Especialista explica como funcionam funerárias premium

Dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o grupo dos 1% mais ricos do Brasil tem um rendimento médio mensal 39,2 vezes maior que os 40% com os menores rendimentos.

De acordo com o estudo, o rendimento médio mensal real domiciliar per capita – que consiste na renda média de uma residência dividida por seus moradores – do 1% mais rico foi de R$ 20.664 em 2023. 

Para Vinicius Chaves de Mello, diretor executivo do Grupo Riopae – empreendimento com mais de 57 anos no segmento do luto, responsável pelo Crematório Metropolitano São João Batista, localizado em São João de Meriti (RJ) -, o alto índice desse grupo, em específico, tem impulsionado o mercado de luxo no Brasil.

Como resultado, segundo Mello, nos últimos anos também foi possível observar o aumento no interesse pelos chamados “funerais premium” entre a classe média alta e alta. “As funerárias premium emergem como um segmento inovador, oferecendo um conjunto de serviços e facilidades que transformam a experiência do luto e redefinem o padrão de cuidado e respeito”, afirma.

Para ele, o crescimento pode ser atribuído a uma série de fatores, como o aumento da renda, a mudança nas expectativas sociais e a influência das tendências globais. “As famílias brasileiras estão cada vez mais dispostas a investir em serviços que ofereçam um suporte mais completo e humanizado durante o luto”.

O especialista explica que as chamadas “funerárias premium” são empresas especializadas em fornecer serviços fúnebres de alto padrão, combinando personalização e suporte emocional. “Essas empresas visam oferecer uma experiência diferenciada, atendendo a um público que busca um serviço mais personalizado e uma abordagem mais sofisticada ao luto”, esclarece.

De acordo com Mello, a ideia central por trás das funerárias premium é transformar um momento de tristeza em uma ocasião de celebração da vida por meio de serviços personalizados. “Elas [funerárias premium] buscam manter um padrão de excelência na execução dos serviços a fim de atender às necessidades emocionais e culturais dos clientes de forma mais sensível e atenciosa”.

O diretor executivo do Grupo Riopae lista os principais serviços oferecidos pelas funerárias premium nos tópicos a seguir:

  • Personalização – É possível contar com consultores especializados para ajudar na elaboração de cerimônias que reflitam a personalidade e os valores do falecido;
  • Experiência e ambiente exclusivo – Os ambientes são projetados para proporcionar conforto e tranquilidade, com áreas de recepção para transmitir paz e serenidade;
  • Serviços de concierge – Podem incluir assistência completa com necessidades logísticas e administrativas, como coordenação de detalhes burocráticos, registros e documentos legais;
  • Assistência emocional e psicológica – Suporte psicológico e aconselhamento com psicólogos e terapeutas especializados em luto;
  • Tecnologia – Pode incluir opções de transmissão ao vivo das cerimônias, criação de memoriais virtuais e vídeos tributo;
  • Serviços de repatriamento internacional – Apoio com todo o processo, que pode ser complexo e envolver várias etapas burocráticas.

Funerárias premium ganham espaço no mercado brasileiro

Na visão de Mello, a ascensão das funerárias premium no Brasil é um reflexo de uma sociedade que, cada vez mais, valoriza a personalização e a qualidade em todos os aspectos da vida – inclusive na gestão do luto. “A presença dessas empresas no mercado brasileiro é uma tendência crescente que merece atenção e análise, pois oferece insights sobre mudanças culturais e econômicas no nosso país”.

Ele ressalta que, historicamente, o setor funerário no Brasil era dominado por um modelo tradicional e, muitas vezes, padronizado, que focava mais na solução do que na experiência do cliente. “No entanto, a crescente demanda por serviços personalizados e de alto padrão tem impulsionado a entrada de funerárias premium que se destacam pela atenção aos detalhes e pela capacidade de proporcionar um atendimento diferenciado”.

Na visão do especialista, a presença das funerárias premium no Brasil vem contribuindo para a transformação da percepção social sobre os serviços funerários. Isso porque, tradicionalmente, o setor era visto como algo apenas necessário e utilitário. 

“Com a introdução de serviços premium o funeral é, cada vez mais, visto como uma oportunidade para homenagear e celebrar a vida do falecido de forma única e memorável. Essa mudança de perspectiva reflete um desejo mais amplo de reconhecer e valorizar a individualidade e os momentos significativos da vida”, considera.

Para Mello, a expansão das funerárias premium também está alinhada com o crescimento do mercado de luxo no Brasil. “À medida que a economia brasileira se desenvolve e a classe média alta se expande, há uma maior demanda por produtos e serviços considerados de alta qualidade”, afirma. “As funerárias premium se inserem nesse contexto, oferecendo uma experiência que atende às expectativas de um público exigente”, complementa.

Para concluir, o diretor executivo do Grupo Riopae pontua que a entrada de funerárias premium no mercado tem gerado uma “competição saudável ”, que impulsiona a inovação e eleva o padrão dos serviços oferecidos. “Empresas tradicionais são desafiadas a melhorarem a sua oferta e a incorporar novas práticas para se manterem relevantes. Esse movimento cria um ambiente mais dinâmico e centrado no cliente, beneficiando toda a indústria”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.crematoriosaojoao.com.br/home