Hydrogen Expo 2024 acontece em junho no Rio de Janeiro

O Brasil tem potencial técnico para produzir 1,8 bilhão de toneladas de hidrogênio por ano, de acordo com as Comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente (CMA) do Senado. Além disso, a produção de hidrogênio verde pode proporcionar, de 2030 a 2050, até dois milhões de empregos por ano globalmente, sendo uma oportunidade para países em desenvolvimento. Como, quando e o que fazer para atingir essa produção, aumentar a competitividade nacional, colaborar com a transição energética e com a consequente redução da emissão de gases de efeito estufa são os desafios do setor.

Com isso em vista, a segunda edição da Hydrogen Expo South America, que será realizado nos dias 5 e 6 de junho, no Centro de Exposições Expo Mag, Rio de Janeiro (RJ), reunirá empresas, poder público e entidades do setor para estruturarem, juntos, as soluções para a consolidação do mercado de H2V no Brasil. No ano passado, na sua primeira edição, o evento reuniu mais de 2.500 profissionais. 

“Criamos um ambiente perfeito para fomentar negócios na cadeia industrial, usando o H2V como um catalisador de desenvolvimento, além de trazermos as mais novas tecnologias para apresentar ao setor, e conseguimos aproximar desenvolvedores de novas tecnologias e soluções para a produção, distribuição e armazenagem de H2V e os grandes consumidores industriais comprometidos com a transição energética”, afirma o Managing Director da Interlink Exhibitions, Cassiano Facchinetti, organizadora do evento.

De acordo aos participantes do Hydrogen Expo South America, o benefício de participar no evento é ter acesso a conteúdo relevante e networking em torno dos grandes players do setor. Este ano, o evento receberá 50% a mais de congressistas que os recebidos em 2023 e contará com a participação de especialistas, profissionais técnicos, representantes de associações e do governo. Além da área de exposição, a programação da Hydrogen Conferences 2024 trará ao visitante soluções práticas e viáveis para o hidrogênio.

A curadoria da conferência é de Ansgar Pinkowski, sócio-fundador da Agência Neue Wege e especialista internacional em transição energética e hidrogênio verde. “Desde a primeira edição, a HYDROGEN EXPO South America tem se consolidado como uma plataforma profissional para discutir com renomados especialistas do setor soluções viáveis para a transição energética e descarbonização”, avalia Pinkowski, que atua também como presidente do Comitê daHydrogen Conferences 2024. 

Hydorgen Conferences 2024

O programa da conferência está dividido em cinco módulos: O Hydrogen Internacional apresenta a situação do mercado de hidrogênio nos países convidados, entre eles, Reino Unido, França, Holanda, Alemanha e outros, além de discutir a posição do Brasil no contexto.

Já o painel Sustainable Aviation Fuel (SAF) explora a atualidade e as oportunidades para o uso do hidrogênio e seus derivados na aviação e transporte terrestre. Temas como avanços tecnológicos, produção, aplicação, potencialidades e desafios para a sustentabilidade serão abordados.

O objetivo do painel Rotas do Hidrogênio é discutir as necessidades técnicas e econômicas brasileiras para implementar os primeiros projetos pilotos de rotas de hidrogênio. Os palestrantes vão tratar sobre as rotas de descarbonização nas estradas, mobilidade sustentável, o potencial do H2V nos transportes, a evolução dos carros, caminhões e ônibus, entre outros assuntos.

Já o painel Indústria discutirá o posicionamento da indústria brasileira para o uso de hidrogênio e PtX, especialmente a Neo-Industrialização. Pautas como o papel da Petrobras na economia setorial do hidrogênio; produção de HBI (Hot Briquetted Iron) no Brasil, o uso de hidrogênio para a produção de aço verde e outras serão abordadas.   

O encerramento da conferência contará com a presença do Deputado Federal, Arnaldo Jardim, que preside a Comissão Especial sobre transição energética e hidrogênio verde. O tema é Governo e Regulatório e os assuntos a serem discutidos com representantes de associações como a ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, o GWEC (Global Wind Energy Council) e a ABIHV (Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde) são a situação regulatória de hidrogênio no país, a diversificação da matriz energética, entre outros.  

Segunda edição da HYDROGEN EXPO South America apresenta 

A Hydrogen Expo South America conta com o Apoio Estratégico da CCS Brasil, que organiza o Congresso CCS Tech Summit e reúne empresas nacionais e internacionais de tecnologias, equipamentos e soluções para toda a cadeia produtiva do hidrogênio e descarbonização. Além disso, o evento conta com a participação ativa das principais associações e entidades do setor de energia e industrial e tem como parceiro estratégico a AHK-Rio.

Entre as empresas confirmadas estão representantes de toda a cadeia industrial do H2, como NEUMAN & ESSER (NEA GROUP), Kelvion, Vallourec, Repsol Sinopec, Chemours, Gas Futuro, PRF Gas Solutions, Neue Wege, Goetze KG Armaturen, Mayekawa, ASVOTEC Termoindustrial, Burckhardt Compression, Flutrol, Gascat, Tranter, Leser, Metalinox Cogne, entre outras. O evento terá também o Pavilhão Alemão AHK-RIO com a presença de seis empresas alemãs e a ILHA ABIMAQ, com a participação de oito empresas associadas. 

Conforme os organizadores do evento, a expectativa é de receber um público visitante 30% maior do que aquele que compareceu à edição do ano passado. 

Evento paralelo: Carbon Capture Expo South America 

Em paralelo à Hydrogen Expo South America, acontece a Carbon Capture Expo South America, feira e congresso internacional que explora tecnologias, equipamentos e soluções para captura, transporte, armazenamento e utilização de carbono. Os eventos acontecem simultaneamente, no Centro de Exposições Expo Mag, Rio de Janeiro (RJ). Focado em apresentar tecnologias, equipamentos, soluções e serviços para captura, transporte e armazenamento de carbono, a Carbon Capture Expo South America é composta por feira de negócios e congresso técnico, que abordam temas fundamentais para o sucesso dos projetos de CCS e CCUS no Brasil. 

Para mais informações a respeito do evento, basta acessar: Hydrogen Expo South America (@h2expo_sa) • Fotos e vídeos do Instagram

#economia#tecnologiaAGRONEGÓCIOSINDÚSTRIASNEGÓCIOS