O empresário Luis Mateus Carelli lança seu primeiro livro, “Axiomas do Caos”, pela Editora Viseu. O autor utiliza sua experiência em revitalização de negócios para apresentar estratégias de reestruturação corporativa.
Em 2023, mais de 2 milhões de empresas fecharam suas portas, segundo o Mapa de Empresas do governo federal. Nesse cenário, líderes empresariais buscam soluções para revitalizar seus negócios e evitar o mesmo destino de milhares de gestores do país.
Carelli tem assumido casos de empresas e projetos em dificuldade há quase 10 anos. Durante esse tempo, um de seus impasses era encontrar materiais que abordassem o tema.
“A falta de material disponível para orientar os gestores em meio ao caos que essas adversidades geram foi um fator que me levou a escrever o livro e a compartilhar meus conhecimentos e experiências nessa área”, afirma ele.
O livro reúne técnicas e conselhos baseados em exemplos reais da carreira do autor. Entre os temas abordados, destaca-se a reconstrução de equipes, identificação de oportunidades, negociação de dívidas e gestão de riscos, sob a perspectiva de transformar adversidades em vantagens competitivas.
Carelli propõe uma reflexão sobre a resiliência e a capacidade de inovação que essas adversidades podem fomentar dentro das organizações. Segundo o autor, é no caos que se escondem as oportunidades de crescimento e inovação. Ele enfatiza ainda a importância de uma liderança sólida, capaz de reconhecer e aproveitar as oportunidades mesmo nos momentos desafiadores.
“A recuperação empresarial é um processo complexo e desafiador. Mas, com a abordagem correta e um comprometimento inabalável com a excelência, é possível não apenas sobreviver, mas prosperar em meio ao caos”, afirma o autor.
É seguindo esse raciocínio que Carelli já está pensando em novos caminhos, examinando o ordenamento jurídico do país em busca de soluções para casos mais específicos. “Estou nesse momento estudando e trabalhando nessa direção e acredito que, num futuro próximo, irei trazer um conteúdo ainda mais abrangente e acolhedor”, finaliza ele.