Inteligência artificial colabora com os tribunais do país

Notícias Corporativas

Inteligência artificial colabora com os tribunais do país

By DINO

January 17, 2024

Na última sessão extraordinária do ano de 2023, o Conselho Pleno da Seccional Acre aprovou a regulamentação do uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na prática jurídica da advocacia acreana. Os conselheiros aprovaram a medida que representa inovação no setor do desenvolvimento jurídico com o uso das novas ferramentas digitais.

Iniciativa semelhante é o desenvolvimento da Inteligência Artificial Berna no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que reduz o tempo de tramitação processual nas escrivaninhas e nos gabinetes dos magistrados, através da identificação e unificação, automática, de volumes significativos de demandas judiciais em tramitação que possuem o mesmo fato e tese jurídica na petição inicial.

O advogado Luiz Henrique de Cristo, sócio da Vivacqua Advogados, especialista na área de direito digital, pondera que “a utilização da Inteligência Artificial Generativa, ou seja, aquela que é capaz de gerar as informações, estão cada vez mais presentes no dia a dia do mundo jurídico. Agora não é mais questão de saber se ‘a moda pega’, e sim de descobrir se você está preparado para os novos tempos”.

Luiz Henrique ressalta que “através da assinatura do Termo de Cooperação e Planos de Trabalho, outros tribunais adotaram a utilização da ferramenta criada pelo tribunal goiano, sendo eles os do Pará, do Ceará, de Sergipe, do Maranhão, Amazonas e de Roraima”.

Ricardo Vivacqua, sócio-fundador da Vivacqua Advogados, vê esta medida como positiva ao afirmar que “esta sistemática nada mais é que a implementação do sistema de produção em massa, ao judiciário, para a prestação de um serviço jurisdicional mais celere, o que terá como consequência algumas falhas, mas existem instrumentos processuais aptos a corrigi-las”.