MBA em Product Management é opção para transição de carreira

Para o setor financeiro, 2023 foi marcado pelas demissões em massa de empresas de tecnologia como o Google, a Meta, a Microsoft e a Amazon. Só no primeiro semestre, foram 206 mil funcionários demitidos segundo a plataforma Layoffs.fyi. Esta medida, conhecida como lay-off, gerou um debate acerca do setor tech, conhecido por ter uma alta demanda de funcionários e boa remuneração.   

Por outro lado, o LinkedIn divulgou em janeiro a lista “Empregos em alta em 2023”, com os 25 cargos que mais cresceram na demanda dos últimos cinco anos, no Brasil. Ocupando o quarto lugar está o líder de gerentes de produtos, indo de acordo com as pesquisas que indicam uma tendência da área de produtos atualmente.   

De acordo com o Panorama de Product Management da edtech PM3, a profissão Product Manager está em alta no país, tendo, inclusive, um aumento de 29% na média salarial de 2021 para 2022. No entanto, ainda é comum que algumas pessoas não compreendam totalmente a área e suas funções, relativamente novas.   

Independentemente do setor da empresa, todos lidam com algum tipo de produto e precisam de qualidade para a criação, o desenvolvimento e a gestão deles. Portanto, a área de produtos idealiza as atividades necessárias para desenvolver uma solução de acordo com os objetivos da organização. Em outras palavras, é responsável pelas funcionalidades e experiências atribuídas ao produto, quando estarão disponíveis e em que canais irão atuar.   

Pesquisa de mercado, definição de prioridades, acompanhamento de métricas, otimização de estratégias, resolução de problemas, execução e implementação de iniciativas fazem parte do dia a dia dos profissionais desse setor. De acordo com Selma Carvalho, coordenadora acadêmica do MBA em Product Management & Growth Hacking da FIAP, a profissão está muito ligada às soft skills, ou seja, habilidades comportamentais como comunicação, organização e senso de equipe.    

Além disso, também exige conhecimento em ferramentas ágeis, métricas de produtividade e experiência do usuário. “O profissional de produtos precisa desenvolver um mínimo de conhecimento em tecnologia para se conectar com as pessoas quando ele precisar de uma visão holística. É um perfil que precisa gostar de negócios, de estudar, de estar sempre atualizado e de conectar assuntos”, afirma Selma.   

Não existe uma única maneira de se tornar um product manager. Por não existir uma graduação específica na área, os profissionais transitam de outras carreiras, através de cursos livres ou de uma pós-graduação. Selma Carvalho conta que o MBA em Product Management da FIAP surgiu em 2021, após a instituição detectar a valorização do mundo ágil e dos cargos product manager (PM) e product owner (PO).   

“O curso começou com essa demanda de mercado por profissionais de gestão de produto. As empresas estavam colocando o próprio gestor de área para fazer esse papel de PM. Demorou para elas entenderem que esse profissional vem de uma carreira em Y e que precisa focar em negócios, experiência do cliente e jornada do usuário, entender bem o discovery e saber bem quais são soluções que ele vai prover”, concluiu a coordenadora.

 

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