Qual é o passo a passo para investir em franquias?

Notícias Corporativas

Qual é o passo a passo para investir em franquias?

By DINO

February 24, 2023

Dados da mais recente Pesquisa de Desempenho do Setor de Franchising da ABF (Associação Brasileira de Franchising), realizada entre os dias 3 de outubro e 4 de novembro de 2022, revelam que o setor manteve a tendência dos trimestres anteriores e apresentou um forte crescimento comparado ao mesmo período dos anos anteriores (2021 e 2019).

De acordo com o levantamento, o número de operações do setor cresceu no 3º trimestre, chegando a 1.539 unidades no país – um total de 179.356 unidades. Ao todo, as franquias geraram 1,58 milhões de postos de trabalho diretos no país.

As vendas também aumentaram no período analisado, descontada a inflação, de 1,2%. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado) apresentou alta de 14,7%. No período avaliado, foram obtidas o total 316 respostas em um universo de 2.977 redes (cerca de 10,6% das redes, 29,4% das operações e 34,4% do faturamento do setor).

Para Yuri Pires, Gerente de expansão da Studio Games – rede de studios de entretenimento digital e educação gamer -, os resultados apresentados pela ABF demonstram que a opção pelo investimento em franchising tem se mostrado interessante no Brasil nos dias atuais. 

“O investimento em franquias vai muito além da marca: é investimento em tempo e no conhecimento adquirido por toda a jornada da rede, e isso faz com que o crescimento do empreendedor seja mais sólido e sustentável”, afirma.

Qual o passo a passo para investir em franchising?

Na visão de Yuri, antes de investir em uma franquia, o empreendedor deve entender qual o mercado em que ele está interessado. Com base nisso, é preciso fazer uma pesquisa e entender bem mercado em questão.

“Antes de investir em uma franquia, é necessário analisar sua capacidade de investimento, qual seu tempo disponível para se dedicar ao negócio, disponibilidade da praça que imagina sua operação, as forças e fraquezas da marca e sua saúde financeira”, explica. “Além de seu plano de expansão e ameaças, oportunidades do mercado, analisando, posteriormente, a experiência do franqueador e suporte oferecido. Depois, basta decidir com base nos resultados apresentados”, complementa.

De acordo com o especialista, é comum que os empresários se perguntem quais são os segmentos do mercado mais interessantes para se investir em franquias. “Os segmentos de educação e entretenimento, são alguns dos que possuem mais potencial de crescimento. A projeção para o mercado gamer no mundo, segundo a Forbes, é faturar mais de 200 bilhões de dólares neste ano. No Brasil, há uma liderança no número de jogadores e consumo de material gamer na América Latina”, explica Yuri.

Para concluir, o Gerente de expansão da Studio Games ressalta que o franqueado precisa entender que o sucesso do seu empreendimento, seja de franquia ou mesmo começando um negócio do zero, dependerá 95% do seu compromisso, enquanto empreendedor, e os outros 5% serão da força da marca.

“Como todo negócio, a administração de uma franquia demanda o empenho do franqueado, mas é claro que uma rede com um modelo de negócios consolidado fará com que o seu caminho seja mais assertivo e menos penoso”, finaliza Pires.

Para mais informações, basta acessar: http://www.studiogames.net.br