Internet das coisas pode ajudar as empresas no avanço da automação

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Internet das coisas pode ajudar as empresas no avanço da automação

By DINO

January 04, 2023

De acordo com pesquisa da Statista, até 2023 o mercado da Internet das Coisas (IoT) movimentará US$32 bilhões na América Latina. A IoT é constituída de produtos e equipamentos capazes de se conectar à internet para interagir com outros dispositivos. Com o seu uso, é possível coletar dados dos usuários e compartilhá-los com outras máquinas. 

É uma ferramenta que pode trazer muitos benefícios para as empresas, como mudanças na rotina de trabalho ao ampliar o nível de automação dos processos e a melhora nas análises de dados. Além disso, pode ajudar no avanço da sustentabilidade.

“Usar dispositivos programáveis ​​de iluminação e temperatura inteligente para otimizar a quantidade de tempo em que as luzes ficam acesas e o ar-condicionado ligado, contribui para  economia de energia e redução na emissão de carbono”, diz Kenia Paim, diretora de Vendas de Secure Power na Schneider Electric.

Na automação, com a IoT as empresas podem reduzir os erros e aumentar o tempo de trabalho dos sistemas sem precisar da mão de obra humana. Os funcionários das companhias possuem uma carga horária de trabalho e isso significa que o funcionamento de um negócio pode ficar aberto somente por um período. “Por outro lado,  as máquinas não são limitadas pelo tempo. A automatização dos processos empresariais por meio da IoT permite o funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana. O que resulta em um maior monitoramento de dados, sendo possível sinalizar grandes erros”, ressalta Kenia.

Quase todos os processos podem ser monitorados com a ajuda de IoT, desde que tenha seus sensores, equipamento e processos de automação adequados implementados. “É fundamental as empresas entenderem que, assim como aconteceu na época da revolução industrial com a implementação de máquinas nas linhas de produção, as empresas que não se adaptarem a essa tendênciairã o ficar atrasadas em comparação ao mercado e não irão colaborar para um futuro mais sustentável”,  finaliza a diretora de Vendas de Secure Power.