Geral Geral Ondas do Bem Saúde

Gestação

Cuidar da saúde bucal durante a gestação é fundamental

Na semana da gestante, o CROSP chama a atenção para a importância do acompanhamento odontológico durante a fase de transformações

Os cuidados com a saúde bucal devem fazer parte da rotina de todos. Porém, durante a gestação essa atenção precisa ser redobrada, incluindo também o pré-natal odontológico.

Com o objetivo de orientar as futuras mamães sobre a importância de manter a saúde bucal em dia e, assim, fazer com que elas atravessem com tranquilidade todas as fases deste momento tão especial, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) elencou algumas informações importantes para saúde da gestante e do bebê.

A importância do pré-natal odontológico 

O pré-natal odontológico é feito por meio de consultas ao Cirurgião-Dentista logo no início da gestação e tem a finalidade de fornecer às gestantes orientações sobre como prevenir a instalação e evolução de doenças gengivais, além de promover os tratamentos necessários. 

A gestação é responsável por diversas transformações no corpo como um todo. Durante a gravidez, os hormônios femininos estão em maior concentração na circulação, podendo impactar no sistema vascular gengival.

A Cirurgiã-Dentista Dra. Solange Daud, especialista em Periodontia, explica que a doença periodontal, embora seja multifatorial, tem como agente causal o biofilme bacteriano, composto por uma grande variedade de bactérias. O controle desse biofilme, segundo ela, é essencial para a saúde bucal. “Deve-se observar rigorosamente os cuidados com a higiene bucal, com uso de fio dental e escovação adequada, para não alterar a microbiota subgengival, pois a alteração dela pode ocasionar a inflamação gengival, o que por sua vez ativará o sistema imunológico”. 

Segundo a Dra. Solange, nas últimas décadas estudos indicam uma correlação entre as condições sistêmicas e a condição periodontal, estabelecendo que a saúde sistêmica pode afetar as doenças periodontais bem como a periodontite pode afetar a saúde. Neste sentido, muitos estudos apontam que a periodontite é fator de risco para o nascimento de bebês com baixo peso e partos pré-termos. “Embora esses estudos não sejam conclusivos, necessitando de maior evidência científica, é importante ressaltar que o atendimento odontológico a gestantes é imprescindível no programa de assistência pré-natal”, enfatiza.

Acompanhando as mudanças

Durante o segundo trimestre de gestação, é comum ocorrer um aumento de gengivite, percebido com um maior incômodo durante a escovação, vermelhidão e sangramento gengival. Isso pode ser explicado por aumento de alguns hormônios específicos, que provocam uma alteração na composição bacteriana (microbiota) normal e são capazes de induzir alterações subgengivais, causando gengivite.

A partir do quarto mês de gestação, inicia-se o desenvolvimento do paladar do bebê, o que torna importante a alimentação correta da gestante, evitando doces e sacarose, que podem causar problemas relacionados ao aumento de cárie na própria gestante, além influenciar negativamente na tendência do paladar do próprio bebê.

Segundo a Cirurgiã-Dentista Dra.Claudia Cinelli, especialista em Odontopediatria, é fundamental esclarecer que a gravidez não é responsável pelo aparecimento de cárie e nem pela perda de minerais dos dentes da mãe. Ela explica que o aumento de cárie na mulher grávida é, provavelmente, determinado por possíveis negligências com a higiene bucal; maior exposição do esmalte ao ácido gástrico (vômitos); alterações de hábitos alimentares resultantes do fato de estar grávida; aumento da frequência das refeições, já que com a compressão do feto, diminui a capacidade volumétrica do estômago e, consequentemente, a gestante se alimenta em pequenas quantidades, porém mais vezes, incluindo alimentos cariogênicos, que são carboidratos como pães, açúcares sob forma de liquido ou mesmo sólidos como bolachas, biscoitos, bolos, refrigerantes, sucos etc.

Por isso, a Odontopediatra destaca que é importante iniciar o pré-natal odontológico desde o começo da gestação, baseado na prevenção de cárie através de orientações de escovação, dieta alimentar e controle bucal e gengival, para que a gravidez transcorra da melhor forma.

Outro aspecto relevante apontado pela Dra. Claudia é a adequada nutrição, considerada fundamental para as condições de saúde satisfatórias durante a gestação, pois uma nutrição materna inadequada, principalmente na última parte da gravidez, pode impactar no crescimento fetal e causar deficiência nutricional ao feto. Daí a importância de vitaminas, minerais e proteínas balanceadas.

Desenvolvimento dos bebês

É importante ter o entendimento que, assim como o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do bebê pelo pediatra é fundamental, o profissional da Odontologia especialista em crianças, o Odontopediatra, também tem papel essencial na orientação e prevenção bucal e no acompanhamento e desenvolvimento do sistema orofacial desde o nascimento. “O Odontopediatra é o responsável por orientar as mães nas diversas etapas de desenvolvimento orofacial do bebê. Vários fatores influenciarão no desenvolvimento do bebê: amamentação, tipo de alimentação, posição de amamentação, respiração, dentre outros fatores”, explica Dra. Claudia.

Ainda de acordo com a especialista, a higiene oral dos bebês deve ter início com a erupção do primeiro dente de leite, o que normalmente ocorre por volta do sexto mês, e deve ser realizada após as principais refeições. “Antes do nascimento dos dentes não existe necessidade de escovação, uma vez que a colonização e presença de placa bacteriana ocorre com a irrupção do primeiro dente na cavidade oral. Opte por escovas macias, com tamanho indicado pra cada idade, e pasta de dente específica com flúor, que varia de acordo com a idade da criança e quantidade”.  

 Sobre o CROSP

Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma Autarquia Federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com cerca de 170 mil profissionais inscritos. 

Além dos Cirurgiões-Dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Auxiliares em Saúde Bucal (ASB), Técnicos em Saúde Bucal (TSB), Auxiliares em Prótese Dentária (APD) e Técnicos em Prótese Dentária (TPD). 

Mais informações: www.crosp.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.