person using gray laptop
Geral Geral Tecnologia

Monitor de Investimentos

CODEX REÚNE PLANOS DE INFRAESTRUTURA E OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO PARA CAPITAL PRIVADO EM PLATAFORMA DIGITAL DESENVOLVIDA PARA O MINISTÉRIO DA ECONOMIA E BID

Monitor de Investimentos consolida informações sobre negócios em Energia, Telecomunicações, Saneamento e Mobilidade Urbana, destacando também impacto no desenvolvimento sustentável

Uma solução digital inédita desenvolvida pela Codex, empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados, reúne em uma única plataforma informações sobre investimentos públicos-privados nos setores de Energia, Telecomunicações, Saneamento e Mobilidade Urbana: o Monitor de Investimentos. Criada para o Ministério da Economia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com fundos do Programa de Infraestrutura Sustentável do governo do Reino Unido, a solução destaca investimentos com impacto social e atua como uma vitrine sobre os planos de infraestrutura do Brasil e sobre as oportunidades de investimento, visando atrair capital privado para o crescimento dos principais setores da economia.

“O Monitor de Investimentos disponibiliza séries históricas de investimentos e um resumo da carteira de projetos de investimentos estruturados pelo governo. Ao acessar a plataforma, o usuário tem acesso a planos de expansão do governo nos setores de destaque, além de medidas de Sustentabilidade e informações sobre histórico e projeções de investimento no país, possibilitando a tomada de decisão por investidores e governo com total transparência”, diz Luiz Marchiori, diretor de Meio Ambiente e Governo da Codex.

O Monitor de Investimentos traz quatro painéis: Macro, Setorial, Projetos e Radar. O Macro oferece informações gerais sobre o estoque de capital, parâmetros de investimentos correntes, projeções dos cenários transformadores e panoramas da economia e demografia brasileira. O Setorial mostra os indicadores e projeções de investimento até 2050, com informações do Plano Integrado de Longo Prazo da Infraestrutura (PILPI), segmentados por setor. Em Projetos, as empresas têm acesso ao planejamento e execução nos diversos setores econômicos incluindo arrendamentos, concessões, entre outros. E, por fim, o Radar apresenta manuais, estudos, planos e diretrizes para o planejamento e regulação dos investimentos de interesse público, abastecendo um conjunto de melhores práticas para o desenvolvimento de novos projetos.

A plataforma oferece quase 70 séries históricas de investimentos e mais de 900 projetos de infraestrutura em nível federal cadastrados. Um dos diferenciais é a análise de Sustentabilidade dos projetos, que contou com um intenso trabalho para adaptação da metodologia do Marco da Infraestrutura Sustentável para o Brasil. Foram definidos 49 atributos, atendendo a 57 dos 66 propostos pelo BID e aos principais protocolos internacionais, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o Acordo de Paris, os Princípios do G20 para Qualidade dos Investimentos em Infraestrutura e a Blue Dot Network. A Ficha de Sustentabilidade, considera quatro dimensões: econômico-financeira, ambiental e resiliência climática, social e institucional, podendo ser aplicada tanto na avaliação de projetos que já estão em andamento quanto no encaminhamento de novas propostas. Os atributos avaliam o projeto em todas as fases do seu ciclo de vida, atribuindo três diferentes níveis de maturidade conforme o nível de atendimento do projeto.

O Monitor de Investimentos integra o portfólio de soluções da Codex que utilizam inteligência de dados em prol do desenvolvimento sustentável. A empresa tem contribuído na transformação digital de governos municipais e estaduais em todo o país, criando e implementando sistemas e metodologias que apoiam desde o planejamento até a atuação em campo em diferentes frentes. Como por exemplo, a avaliação baseada em evidências do FIP Monitoramento Cerrado, realizada para o MCTI e Banco Mundial, que contou com a Análise do Retorno Social de Investimento (SROI); o observatório socioeconômico da Agevap, no Rio de Janeiro; o Sistema de Monitoramento do Ipaam, no Amazonas; e o Sistema Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (SEGIRD) do Rio Grande do Sul.

Sobre a Codex

A Codex é uma empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados para melhor tomada de decisões organizacionais. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a otimização de oportunidades de negócio por meio da tecnologia, da inovação e da transformação digital, a Codex atua em setores estruturais da economia do país, como Geotecnologia, Meio Ambiente, ESG, Energia e Saneamento, atendendo ao setor público e privado. Com experiência de mais de 30 anos, a Codex possui 220 colaboradores e atua em todo o país com seus cinco escritórios em São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de uma sede internacional em Houston, nos Estados Unidos. A Codex é uma empresa do Grupo Imagem, companhia brasileira que representa no país a Esri, líder global do mercado de Sistema de Informações Geográficas (GIS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.