Notícias Corporativas

Aumenta o volume do transporte de cargas em comparação ao período pré-pandemia

O segmento do transporte de cargas vivencia um cenário de crescimento no Brasil comparado ao período pré-pandemia. De acordo com os dados da última Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 14 de junho, o setor apresenta um aumento de 23,1% em volumes transportados, em comparação com o registrado em fevereiro de 2020.

A Expresso Princesa dos Campos (EPC), grupo paranaense que atua no segmento do transporte de passageiros e encomendas, é uma das empresas que acompanha a tendência de crescimento no setor.  Nos cinco primeiros meses deste ano, a Companhia registrou um crescimento de 30% no volume de cargas transportadas comparado a 2019, período pré-pandemia. De janeiro a maio de 2022, foram movimentadas 3,8 milhões de caixas. O número é ainda 34% maior que 2020 e 19% maior que 2021.

Com um número maior do que a média das transportadoras brasileiras, os impactos no crescimento do transporte de cargas impulsionaram a EPC a investir R$ 3 milhões neste ano para o aumento da frota. De acordo com o diretor de Encomendas da Princesa dos Campos, Marcelo Sobhie, a empresa planeja ainda aplicar R$ 5 milhões até o fim do ano para a modernização de terminais físicos de encomendas e na aquisição de tecnologias, como rastreamento de frota, sistema de controle e aplicativos.

“A ampliação dos segmentos atuais que já atendemos e a atuação em novos setores como o e-commerce e o transporte de produtos farmacêuticos, foram algumas das estratégias adotadas para o crescimento da área, além da abertura das regiões de Goiás e Brasília e o fortalecimento do time Comercial”, sustenta Sobhie.

A Princesa dos Campos percorre mensalmente mais de 700 mil quilômetros e realiza mais de 150 mil entregas e coletas, com uma movimentação diária de 28 mil volumes. Conforme dados coletados pela empresa, o segmento de autopeças é o que mais gera demandas de cargas, representando 38% do total das encomendas em 2022. Outros produtos transportados com frequência são máquinas/eletroeletrônicos, gêneros alimentícios e derivados de e-commerce. As cidades que mais contratam os serviços da empresa são Curitiba (PR), Maringá (PR), São Paulo (SP), Cascavel (PR), Londrina (PR), Blumenau (SC) e Joinville (SC).

O setor de encomendas de Princesa dos Campos conta com mais de 450 veículos à disposição e é destinado tanto para pessoas físicas (por meio da Prinex) quanto para empresas. As entregas são feitas nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. A cotação do serviço pode ser feita pelo site da Expresso ou pelo telefone 0800-421-0000.