food healthy person blue
Geral Geral Saúde

Diabetes

Informações auxiliam pessoas com diabetes e familiares em seus desafios diários

Em meio ao Dia Nacional do Diabetes, iniciativas que fornecem informações confiáveis e de qualidade contribuem para o gerenciamento adequado da condição

Mais de 537 milhões de adultos com idades entre 20 e 79 anos vivem atualmente com diabetes, representando 10,5% da população mundial nessa faixa etária, segundo o Atlas do Diabetes 2021, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). O Brasil é o sexto país em incidência em diabetes no mundo e o primeiro na América Latina – são 15,7 milhões de pessoas adultas com esta condição, e a estimativa é que, até 2045, a doença alcance 23,2 milhões de adultos brasileiros. No dia 26 de junho é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, para conscientizar a população sobre os riscos e as formas adequadas de controlar a doença.


“O diabetes não é tratado apenas com intervenção médica”, ressalta Marcio Krakauer, endocrinologista e presidente da ADIABC (Associação de Diabetes do ABC). “Trata-se de uma condição crônica, com a qual o paciente precisa aprender a conviver e gerenciar da maneira correta, tanto com o uso de medicamentos e dispositivos médicos, quanto por meio de uma rotina balanceada e saudável”, completa.
Walquiria Lopes, 64 anos, desconfiou do quadro de diabetes durante um teste de rotina no escritório em que trabalhava. Após um mês de acompanhamento médico e aferição diária da glicemia capilar, ela recebeu o diagnóstico: diabetes tipo 2. A aposentada lembra que, fora do consultório médico, tinha dificuldade de encontrar informações precisas sobre a doença: “eu lia um monte de coisa na internet, mas não entendia direito o que aquilo tudo significava”, ela conta.
Passado o susto do diagnóstico, Walquíria aprendeu a conviver com o diabetes, monitorando e controlando a doença de forma adequada. Ela acredita que, se tivesse encontrado uma fonte de informação dedicada exclusivamente à doença, em linguagem acessível e com temas importantes do dia a dia, poderia ter aprendido mais cedo a lidar com a condição. “Acho importante iniciativas que ajudem as pessoas a se cuidarem melhor”, diz a aposentada.


Portal reúne conteúdos para pessoas com diabetes
Para auxiliar as pessoas com diabetes a entenderem mais sobre as medidas adequadas e cuidarem cada vez melhor da saúde, a Roche Diabetes Care está lançando o Portal Tipo Você, que oferece em um só lugar conteúdo informativo e educacional, serviços e descontos em produtos para que pacientes e familiares aprendam e aperfeiçoem o gerenciamento do diabetes.

“Hoje, não basta o paciente ter acesso aos produtos”, afirma Marina Figueiredo, gerente médica da Roche Diabetes Care. “É preciso que a pessoa com diabetes e seus familiares tenham cada vez mais acesso à informação de qualidade, para que possam ser protagonistas em seu tratamento e gerenciem adequadamente a sua rotina com qualidade de vida”, completa. Por meio de painéis interativos, com questionários e trilhas de conteúdo sobre a jornada das pessoas com diferentes tipos de diabetes, a plataforma foi concebida para engajar o público e, ao mesmo tempo, refletir acerca dos desafios atuais dos pacientes e seus familiares.
O conteúdo educativo é dividido em quatro tópicos: pré-diabetes, diabetes tipos 1 e 2 e diabetes gestacional. Ao navegar pelas páginas do site, os leitores também poderão conhecer as histórias de outras pessoas com a condição, criando conexões que vão além da informação.
“Queremos que as pessoas com diabetes saibam que não estão sozinhas em suas jornadas e que é possível ter uma vida livre, com conforto e flexibilidade”, reforça Marina. A Gerente da Área Médica lembra que o programa ainda traz todas as soluções que a Roche Diabetes Care disponibiliza para os pacientes, oferecendo também descontos, ofertas exclusivas e outros serviços Roche.

Sobre a Roche Diabetes Care do Brasil
A Roche Diabetes Care é a empresa que possui produtos e soluções para atender todas as pessoas que têm diabetes. A empresa possui medidores, lancetas, fitas medidoras, bomba e agulha de insulina e diversos serviços que contribuem com o controle da doença no dia a dia. A empresa é líder global em gerenciamento de diabetes e há mais de 40 anos trabalha para oferecer inovação, tecnologia e serviços a pessoas com diabetes, para que possam viver da forma mais ativa e menos restritiva possível. Com mais de 5 mil funcionários e atuação em mais de 100 países, a Roche Diabetes trabalha para que pessoas com diabetes, cuidadores e profissionais de saúde tenham informação e condições suficientes para gerenciar o tratamento da maneira correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.