Notícias Corporativas

Atualizações no PPP da IN 128 de 28 de março

Este conteúdo aborda uma das últimas novidades da plataforma do eSocial SST: a implantação do Módulo Web SST. Que possibilita a consulta específica dos eventos de saúde e segurança do trabalho. Antes da criação desse módulo, não era permitido consultar os eventos após serem enviados à plataforma.

O usuário poderá acessar através do gov.br, usando os mesmos passos para acessar o portal do eSocial SST, onde é preciso o certificado digital ou uma procuração, para efetuar o login. A diferença é que ao abrir a página dos eventos de folha, o usuário deve clicar no botão “trocar perfil/módulo”, na parte superior da tela. Que redireciona para a seleção dos módulos, onde basta escolher a opção Segurança e Saúde no Trabalho. 

No módulo, existe a possibilidade de consultar a área do “empregador”, que servirá principalmente para consultar os dados. E a área de “empregados”, onde a gestão deverá ser feita individualmente de cada funcionário, ou seja, a busca precisa ser de forma manual. 

Existe diferença caso a intenção seja registrar os eventos e não somente a consulta. Por exemplo, para registro, o usuário deverá dirigir-se às caixas que estão posicionadas abaixo dos dados do funcionário, intituladas: Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT); Monitoramento de Saúde; Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos; e Movimentações Trabalhistas. Já para realizar a consulta, é preciso ir até a área de Movimentações Trabalhistas, onde terão as opções Condições Ambientais do Trabalho e Fatores de Risco (S-2240); Admissão do Trabalhador; e Monitoramento de Saúde do Trabalhador.

Essa é mais uma atualização do eSocial que busca facilitar a utilização por parte de seus usuários.