Agenda Geral Geral

Emprego

Etecs e Fatecs estão com editais abertos
para professores temporários

São mais de 700 vagas espalhadas por diferentes regiões do Estado; contrato tem validade de um ano, com possibilidade de renovação

Diversas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) estão com inscrições abertas para processos seletivos simplificados voltados à contratação de professores temporários. São mais de 700 vagas, em várias áreas do conhecimento, espalhadas por diferentes regiões do Estado. Os editais ficam disponíveis no site cps.sp.gov.br, no link Concursos. O candidato deve clicar em Etec ou Fatec, selecionar Processo Seletivo de Docentes SimplificadoInscrições Abertas e inserir na busca o nome do município.

De acordo com o coordenador da Unidade de Recursos Humanos (URH) do CPS, Vicente Mellone Junior, o processo seletivo simplificado representa uma oportunidade para quem deseja atuar em uma das maiores redes de educação profissional pública da América Latina. “Em uma instituição com o tamanho do CPS, a grande rotatividade de docentes necessita de uma reposição de forma rápida, para não trazer prejuízos ao processo de ensino-aprendizagem”, afirma.

Para concorrer a uma vaga, é necessário ser maior de 18 anos. No caso das Etecs, podem fazer a inscrição para formação de cadastro reserva, candidatos com nível superior de licenciatura, bacharelado ou tecnologia, com habilitação equivalente à área escolhida. Já as Fatecs exigem, no mínimo, nível de especialização. Os interessados devem enviar pela internet o memorial circunstanciado preenchido com suas informações pessoais, além dos documentos comprobatórios sobre titulação e experiência, dentro do prazo estabelecido em cada edital. É possível optar pelo Sistema de Pontuação Diferenciada para pretos, pardos e indígenas.

Após avaliação da banca examinadora, os 10 melhores classificados das Etecs são convocados para a segunda fase do processo seletivo, que consiste em uma prova de métodos pedagógicos. Já a contratação das Fatecs é feita de forma direta, sem cadastro reserva, e ocorre somente com base na documentação e análise das informações inseridas no memorial circunstanciado. É importante o interessado ficar atento ao envio da documentação completa e o preenchimento correto do memorial para evitar indeferimento da inscrição.

A partir da data de homologação, o resultado tem duração de um ano, com possibilidade de renovação por igual período. Em caso de contratação, o prazo é similar à validade do processo seletivo. O professor admitido para atuar no Ensino Médio ou Técnico das Etecs recebe uma remuneração de R$ 18,35, por hora-aula ministrada, acrescida de 30% de hora-atividade. Já nos cursos superiores de tecnologia das Fatecs, o valor da hora-aula é de R$ 34,13, com acréscimo de 50% de hora-atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.