Dino

Falhas na comunicação impactam na produtividade da indústria

Sao Paulo, SP 7/4/2022 –

Fatores ligados à comunicação são apontados como principais desafios nos projetos

Por ser um ambiente que envolve várias etapas e pessoas diferentes, existem diversos desafios a serem enfrentados na rotina de um chão de fábrica. Entre eles, estão as falhas na comunicação, que podem ser responsáveis por atrasos na entrega e erros de produção.  

Uma pesquisa da Project Management Institute (PMI), apontou que os Problemas de Comunicação são o maior desafio a ser enfrentado nos projetos, item apontado por 64% das empresas. Em seguida, outros fatores também ligados à comunicação foram listados, como Não Definir o Escopo Adequadamente (58%) e Mudanças Constantes de Escopo (54%).

Então, ter uma comunicação alinhada com os colaboradores é de suma importância para o sucesso de um negócio. Trabalhar com times integrados e fluxos bem estruturados não só resguarda a produção quanto à retrabalhos e desperdício, mas também otimiza constantemente o processo produtivo. 

Comunicação e clima organizacional

Segundo Aloisio Arbegaus, Diretor Comercial da Teclógica, uma comunicação transparente contribui também para criar um clima organizacional mais saudável, fazendo com que os colaboradores trabalhem mais engajados.

“Além de impactar positivamente na reputação da empresa, que demonstra mais notoriedade e organização perante o mercado. Em resumo, a indústria economiza tempo, dinheiro e alavanca os resultados”, afirma ele.

Aloisio afirma também que não se atualizar sobre ferramentas que facilitam os processos e utilizar metodologias antiquadas irá impossibilitar a empresa de evoluir. “Por isso os gestores devem ter perfil inovador, analisar novas soluções e contribuir para otimização dos processos.”

Tecnologia e ferramentas para manufatura

Planejar a produção e gerenciar toda a cadeia produtiva de forma manual é uma atividade cansativa e passível de erros. Envolve várias etapas complexas que dependem umas das outras para respeitar o prazo e a qualidade da produção. É nesse contexto que vem surgindo a cada dia mais novas tecnologias para manufatura

“Hoje, é possível, por exemplo, fazer o planejamento de um ano de produção em apenas 30 minutos, e tudo já considerando diversos fatores que podem impactar no atraso da produção, como manutenções e mudanças de sazonalidade” finaliza Aloisio.

Além disso, é possível gerenciar toda a produção, controlando os KPIs para analisar possíveis melhorias que podem ser feitas. Com rastreabilidade total do fluxo operacional, a tecnologia ajuda a eliminar gargalos e diminuir o desperdício.

Texto assinado por: Aloisio Arbegaus, diretor comercial da Teclógica, empresa parceira da Dassault Systèmes.

Website: http://www.teclogica.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.