Dino

Cesan prioriza manutenção preventiva para manter qualidade do serviço

São Paulo 15/2/2022 –

A Companhia Espírito-Santense de Saneamento busca não descuidar das manutenções

A instalação adequada de equipamentos de qualidade nas estações de tratamento de água e esgoto é fundamental. Todavia, atentar para a manutenção preventiva desses equipamentos é tão importante quanto, a fim de manter o bom funcionamento do sistema.

O contrato de manutenção preventiva permite que sejam minimizadas paradas imprevistas e o risco de acidentes com vazamentos indesejados. A frequência da manutenção varia, mas, de forma geral, pode-se considerar que uma análise mensal seja indicada após o fim do período de garantia.

A importância desse contrato de assistência técnica e manutenção é impedir que ocorram paradas no funcionamento do equipamento.

Caso ocorra uma intercorrência que afete a operação normal do sistema, empresas especializadas no segmento de saneamento básico, como a Fluid Feeder, costumam oferecer assistência completa para que o empreendimento otimize recursos e possa retomar às atividades o quanto antes. A Cesan renovou contrato com a empresa para os serviços de manutenção do sistema.

Experiência bem-sucedida

É importante salientar que, pela primeira vez, a capital do Espírito Santo, Vitória, foi premiada nacionalmente como cidade destaque no evento “Casos de Sucesso em Saneamento Básico – Municípios e Agências Reguladoras 2019”, realizado pelo Instituto Trata Brasil. A iniciativa destaca exemplos positivos de gestão de serviços de saneamento básico, água e esgoto, e os resultados positivos na qualidade de vida das pessoas. O abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto em Vitória são feitos pela Cesan, que atende mais de 2,4 milhões de pessoas, em 53 municípios capixabas.

Para o diretor-presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis, o reconhecimento é a soma do comprometimento dos empregados da Companhia, da confiança das pessoas na Cesan, de uma governança corporativa arrojada e de investimentos robustos.

“Desde 2012, o Governo do Espírito Santo definiu o saneamento como pauta prioritária, o que contribuiu para alavancar o volume de investimentos realizados no estado. Em 2019, revisitamos os processos para modernizar a governança corporativa e garantir mais agilidade no atendimento e resposta às demandas externas, incrementamos os mecanismos de controle e riscos, e

investimos em tecnologia, equipamentos e no aprimoramento profissional dos empregados. Esse prêmio para Vitória reforça nosso compromisso de fazer do Espírito Santo referência em saneamento”, destaca Linhalis.

Vitória também se destaca como uma das cidades pioneiras na prática de desinfecção das vias públicas, com produto fornecido pela Cesan. Por conta da pandemia da Covid-19, a higienização virou questão de saúde pública. Por isso, muitos municípios brasileiros investem no aumento da oferta de água limpa, além de apostar na desinfecção de vias com água tratada com solução de cloro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.