100 anos da Semana de 22

Sarau Ajuri de Makunaimî, no Museu da Língua Portuguesa, apresenta Macunaíma sob a perspectiva indígena

Com mediação da escritora Julie Dorrico, do povo Macuxi, evento do dia 19/2 recebe seis artistas indígenas para falar sobre Makunaimî, que inspirou Mário de Andrade a escrever a obra “Macunaíma: o herói sem nenhum caráter”

No mês em que é celebrado o centenário da Semana de 22, o Museu da Língua Portuguesa realiza, no dia 19 de fevereiro, mais uma edição de seu sarau. Intitulado Ajuri de Makunaimîque quer dizer mutirão de Makunaimî, o evento vai apresentar uma outra perspectiva de Macunaíma, protagonista da obra “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter”, de Mário de Andrade. 

Com mediação da escritora Julie Dorrico, autora do livro “Eu Sou Macuxi e Outras Histórias”, o sarau mostrará de que maneira Mário de Andrade se apropriou do vô e indígena Makunaimî para elaborar as características de Macunaíma, alçado ao posto de herói brasileiro modernista. 

“O sarau Ajuri de Makunaimî pretende apresentar o vô Makunaimî, pertencente ao povo Macuxi, Wapichana e aos demais que habitam a região do Circum-Roraima, presente nos livros de autoria indígena e nas artes visuais dos artistas que estarão presentes no evento: Gustavo CabocoSony FerseckIan Wapichana e Vanda Pajé”, conta Dorrico. Ela ainda lista a participação da poeta Sony Ferseck, que irá contar a história da ko’ko Non, a vovó Barro, mostrando por onde Makunaimî passou, e Moara Tupinambá, que dialoga nas artes visuais de modo crítico ao Modernismo. 

“São perspectivas indígenas que fogem à representação literária de Mário de Andrade, pois o personagem criado, Macunaíma, embora possua o nome do nosso ser, vivo nas nossas culturas, reitera valores do Estado-nação Brasil, sem os povos indígenas”, completa Dorrico. 

O sarau Ajuri de Makunaimî vai acontecer, das 12h às 14h, com entrada gratuita, no Saguão B do Museu, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Segundo Dorrico, quem comparecer “verá indígenas reunidos coletivamente para afirmar que são artistas indígenas, com identidades Macuxi, Wapichana, Tupinambá, lendo poesia, fazendo performance, cantando na língua macuxi, e falando de literatura indígena.” 

SERVIÇO 
Sarau do Museu da Língua Portuguesa – Ajuri de Makunaimî  
Dia 19 de fevereiro, das 12h às 14h 
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa 
Grátis  

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)  
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)  
Venda de ingressos pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/68203  

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.  

A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

100 anos de 22Modernismo