Dino

Gemba Walk é tema de curso sobre excelência operacional através da liderança

Campinas, SP 4/2/2022 –

Empresa de Educação, localizada no Parque Tecnológico da Unicamp, disponibiliza certificação em Liderança Lean – Gemba Walk para profissionais que buscam destaque em suas carreiras

A filosofia Lean busca a excelência operacional dos processos, utilizando o mínimo de recursos, reduzindo custos e eliminando etapas que não agregam valor. Nascida no Japão, após a II Guerra Mundial, ela surge a partir do Sistema Toyota de Produção (TPS – Toyta Production System) com a premissa de ser uma metodologia “enxuta”, cujas técnicas possibilitam identificar desperdícios e gerar melhoria contínua. Ao mesmo tempo em que atendia a demanda de mercado, oferecendo ao cliente suas necessidades de consumo.

O Gemba nasce nesse contexto de escassez após a II Guerra Mundial e a crise imposta no Japão, que foi devastado pela guerra. Nesse cenário, o olhar para a aplicação da filosofia Lean se voltou para as atividades físicas, no chão de fábrica, isto é, no Gemba. A palavra japonesa significa “lugar atual”, que é o local onde o trabalho acontece e, assim sendo, o foco na redução dos desperdícios passou a ser no sistema de produção da fábrica, enquanto promovia também a melhoria contínua – Kaizen. Como resultado, iniciou-se ali o processo de padronização e racionalização das atividades de trabalho.

Por ser umas das técnicas fundamentais da filosofia Lean, o Gemba Walking é indicado para profissionais que desejam atuar com liderança, em especial visando aprimorar processos e atingir a excelência operacional. Dada a relevância desta técnica, a FM2S Educação e Consultoria, empresa de educação localizada no Parque Tecnológico da Unicamp, disponibiliza o curso Liderança Lean – Gemba Walk. A capacitação, que faz parte do programa de assinaturas da empresa, está disponibilizada ao público, garantindo certificação aos alunos que concluírem o treinamento e acesso por 1 ano à plataforma EaD.

No curso, o aluno irá aprender que o Gemba Walking é uma técnica japonesa cujo objetivo é olhar para o processo em sua execução, visando aprimorá-lo até atingir a excelência operacional. Ele não se aplica aos momentos de planejamento e discussão fora do contexto de trabalho in loco. Reuniões, ligações e outras tratativas que não ocorrem no próprio ambiente de trabalho não podem ser entendidas como Gemba Walking. Por meio de exemplos práticos, o aluno irá compreender como essa prática de Liderança Lean necessita da intervenção do líder, que se propõe a ir, por exemplo, ao chão da fábrica para entender como os processos produtivos estão acontecendo e, a partir daí, buscar propor mudanças, melhorias e reduzir os desperdícios, tornando o processo mais enxuto.

Professor Murilo Marques dos Santos, fundador e diretor de Educação da FM2S, responsável por ministrar a capacitação, explica que “Com o nosso treinamento, o aluno irá aprender a implementar um sistema de trabalho nos mais diversos ambientes, como fábricas, hospitais ou até na prestação de serviços. É um curso que irá preparar o estudante para atingir objetivos, reduzir problemas e desperdícios, habilitando o profissional, numa perspectiva de liderança, a identificar se as pessoas estão trabalhando de maneira coerente para tornar o processo mais enxuto.”

Autônomo, estudante, funcionário de uma empresa consolidada ou emergente, trainee, estagiário e outros, essa pode ser uma oportunidade de investir no aperfeiçoamento profissional.

Para saber mais sobre os cursos disponíveis da FM2S, basta acessar os canais:
Assinatura: https://ead.fm2s.com.br/plano/assinatura-fm2s/
Cursos: https://ead.fm2s.com.br/cursos/
Blog: https://www.fm2s.com.br/blog/

Website: https://www.fm2s.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.