Dino

Para evitar correria, contribuinte já pode organizar documentos para o IR

São Paulo 2/2/2022 –

Conselho de Contabilidade de São Paulo traz dicas importantes para ajudar os contribuintes

Está chegando a hora de os brasileiros acertarem as contas anuais com a Receita Federal, com a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Como acontece anualmente, profissionais liberais, trabalhadores e empresários devem apresentar os seus “ganhos e gastos” relativos ao ano-base de 2021. Para evitar deixar tudo para a última hora, os meses de janeiro e fevereiro são ideais para começar a organizar e separar os recibos e documentos considerados básicos em todos os anos.

Para ajudar os contribuintes neste trabalho de organização, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) separou cinco dicas importantes para evitar erros e riscos de cair na malha fina.

Existem dois tipos de Imposto de Renda: para pessoa física e jurídica. O IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) é voltado para pessoas que precisam informar ao governo seus rendimentos. Já o IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) visa regularizar a situação das empresas, informando as movimentações fiscais e contábeis do negócio.

Guardar e organizar os documentos necessários
O contribuinte deve separar e guardar documentos que serão imprescindíveis para o preenchimento, tais como: informes de rendimentos bancários e aplicações financeiras, recibos de despesas médicas e com educação, lista de aluguéis recebidos, dados dos dependentes, entre outros.

Ficar atento aos critérios para fazer a declaração
Normalmente se exige a entrega de declaração quando há o recebimento de salários, aposentadoria ou pensão do INSS, pensão alimentícia, renda de aluguéis ou rendimentos como autônomo, quando a soma de todos esses rendimentos no ano anterior supera um valor base específico. É preciso prestar muita atenção aos critérios que a Receita Federal irá disponibilizar, em breve, para a declaração 2022.

Declarar os bens
No item “Bens e Direitos”, o contribuinte deverá declarar bens como veículos, imóveis, embarcações e terrenos. Nessa categoria deve-se informar sobre ações e cotas de capital de empresas, negociadas ou não na bolsa de valores, investimentos e criptomoedas, entre outros.

Declaração completa ou simplificada
Na hora de escolher a forma de tributação do imposto de renda, o contribuinte tem duas opções: deduções legais, na qual o imposto é calculado sobre os rendimentos totais, com a dedução das despesas informadas ou desconto simplificado, em que as deduções não são consideradas e é aplicado um desconto padrão de 20% sobre a renda tributável. Fique atento a cada caso para verificar qual das opções gera um imposto menor ou uma restituição maior.

Procurar ajuda especializada
O primeiro passo para não ocorrer erros na declaração de imposto de renda é buscar por um contador de confiança, que possa dar a melhor consultoria sobre os principais pontos de dúvida.

Website: https://online.crcsp.org.br/portal/index.asp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.