Antirracismo

Educação antirracista nas escolas: uma ação estratégica para discutir o racismo com base no letramento racial

Professores ganham 10 % de desconto na assinatura anual do maior streaming de educação antirracista idealizada por Djamila Ribeiro

No mês de volta às aulas é tempo de pensar em educação antirracista. Essa é a proposta da Djamila Ribeiro ao criar a Plataforma Feminismos Plurais, maior streaming de educação antirracista e feminista do Brasil, de instrumentalizar também a escola no combate ao racismo por meio do letramento racial. E para recomeçar o ano letivo, a plataforma realiza promoção com pacotes anuais com 10% de desconto para professores interessados por cursos ligados à educação antirracista (acesse: https://juntospelatransformacao.eadplataforma.com/planos/, e utilize a senha promocional: EDUCACAO10). No portfólio da plataforma, que é um espaço virtual de discussão de temas relevantes, encontram-se cursos como Letramento Racial da Djamila Ribeiro e Apropriação Cultural do Rodney Willian, aulas ao vivo, artigos exclusivos, o podcast Onda Negra, entrevistas, fóruns e programas de mentoria.  

Para muitas crianças, o primeiro contato com o racismo é o ambiente escolar. Desprotegidas e sem “armas” para lutar contra este mal social, acabam sofrendo impactos muitas vezes irreversíveis na sua vida. São comuns episódios de racismo na escola serem confundidos como bullying e a história e a identidade dessas pessoas passam a não serem respeitadas. O racismo estrutural se instala e corrói a autoestima e a construção de autoimagem de crianças e jovens negros.

Os impactos à saúde, promovidos pelo contato permanente com situações de racismo, podem ser avassaladores e, segundo o Center on Developing Child da Universidade de Harvard, que compilou estudos sobre como o racismo pode afetar o desenvolvimento infantil, os efeitos variam desde o aumento dos níveis de “estresse tóxico” até maiores chances de desenvolver doenças crônicas na vida adulta.

Sobre a Feminismos Plurais:

A Feminismos Plurais é um espaço virtual de ensino de temas críticos e fundamentais para a compreensão da sociedade brasileira e tem o objetivo proporcionar letramento racial como um importante instrumento de reeducar, numa perspectiva antirracista e, com isso, fortalecer indivíduos, a sociedade em geral e o mercado corporativo na luta contra o racismo.  O streaming é a iniciativa audiovisual da Coleção Feminismos Plurais que desde 2017 comercializou mais de 300 mil livros, como Lugar de Fala, da própria Djamila, Apropriação Cultural, de Rodney Willian; Interseccionalidade, de Carla Akotirene; entre outras obras. 

educação antirracistafeminismos plurais