Agenda Cultura Geral Geral

São Paulo em fotos

468 anos: São Paulo em 200 imagens 

Livro reúne imagens do acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento 

  No ano em que São Paulo comemora 468 anos, uma bela homenagem à cidade é o livro São Paulo em 200 imagens, um compilado de fotos do acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento. A publicação reúne uma seleção de diferentes lugares, pessoas, cenários e momentos de relevância histórica da cidade e do estado como um todo.  

 A ideia da publicação é mostrar registros do século 20, um período de transformação da sociedade marcado por intenso processo de urbanização e industrialização. “Da diversidade dos 41 fundos e coleções do acervo da Fundação Energia e Saneamento, foi possível realizar a seleção das 200 imagens presentes no livro. Somente de documentos iconográficos, a instituição detém aproximadamente 260 mil itens”, conta Andressa Romualdo, Coordenadora do Acervo da Fundação Energia e Saneamento. 

 O livro é dividido em três capítulos. O primeiro, “São Paulo em movimento”, traz imagens da capital, do interior e do litoral paulista no início do século 20 e dos conflitos, como a Revolução de 1924 e de 1932. No segundo capítulo, “Paisagens Urbanas”, a arquitetura e a estética das edificações do interior e da Capital ganham espaço. No último capítulo, “Energia”, o público terá a oportunidade de refletir sobre as transformações através da ótica do setor energético, com destaque ao trabalhador nas obras e na manutenção dos serviços de eletricidade, tão essenciais para as mudanças que influenciaram, para sempre, a vida em sociedade. 

 O livro pode ser comprado localmente nas três unidades do Museu da Energia – São Paulo, Itu e Salesópolis – no valor promocional de R$ 25. No dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo, as unidades do Museu estarão abertas e o Museu da Energia de São Paulo terá entrada gratuita.   

ão Paulo em 200 imagens 

Valor promocional até janeiro de 2022: R$ 25 

Onde comprar: Localmente nas unidades do Museu da Energia – São Paulo, Itu e Salesópolis  

Museu da Energia de São Paulo: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo. Contato: (11) 3224-1489 ou (11) 99169-8531 (WhatsApp). 

Museu da Energia de Itu: Rua Paula Souza, 669 – Centro, Itu. Contato: (11) 4022-6832 ou (11) 94805-4429 (WhatsApp). 

Museu da Energia de Salesópolis: Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis, São Paulo. Contato: (11) 4696-1332 ou (11) 99115-0020 (WhatsApp). 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento 

 Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente. 

EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO 

CESP 

PATROCINADOR MASTER 

CTG Brasil 

Redes Sociais da Fundação Energia e Saneamento / Museus da Energia: 

Facebook: @museudaenergia 

Instagram: @museudaenergia 

YouTube: Museu da Energia 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.