Pesquisa revela como é o relacionamento de cliente e agência

Vitória – ES 18/10/2021 – O relacionamento entre cliente e agência só tem a se beneficiar com a transparência. É o que acontece quando os KPIs são conhecidos e verificáveis.

Um dos primeiros pontos de alinhamento de expectativas entre cliente e agência de marketing digital é entender quais são os objetivos buscados e mostrar que cada entrega de sucesso tem seu tempo e, chegar a um resultado não é algo imediato, mas sim parte de um processo.

Um dos primeiros pontos de alinhamento de expectativas entre cliente e agência de marketing digital é entender quais são os objetivos buscados e mostrar que cada entrega de sucesso tem seu tempo, diz a pesquisa Panorama das Agências Digitais, de 5 de agosto de 2021, realizada pela Rock Content em parceria com a Resultados Digitais e a mLabs. 

Os dados levantados são resultados das respostas de mais de 1.100 profissionais que atuam em agências de marketing digital de todo o Brasil. A pesquisa foi respondida em sua maior parte por lideranças e tomadores de decisão. 

“Ficou claro que os clientes desejam ‘vender mais’. Mas, ficou evidente também que chegar a esse resultado não é algo imediato, mas sim parte de um processo”, diz Junior Venturin Daniel, Diretor Comercial e fundador da Via Agência Digital, do estado do Espírito Santo. 

É por isso que as agências pesquisadas apontaram como entregas de sucesso para as empresas que atendem o seguinte: aumento do número de clientes (24,67%), geração de leads (interessados) (17,60%) e aumento do engajamento nas redes sociais (16,86%). Ou seja, etapas que antecedem ao “vender mais”. 

Para Daniel, “a falta de informação e a vontade de ter resultados rápidos faz com que uma grande parcela de empresas caia em armadilhas e queira queimar etapas do projeto. Temos que ter uma base sólida.”

Além disso, o executivo destaca a importância de se observar os chamados KPIs ao longo do projeto. Eles são indicadores-chave de performance. Em outras palavras, esses dados, quando analisados, indicam se o projeto está no rumo certo.  

“É por isso que clientes e agências de marketing digital têm uma responsabilidade conjunta nessa avaliação”, diz Daniel. “E esses KPIs não são nenhum segredo, mas sim algo facilmente verificável”, completa. 

Alinhando expectativas através de KPIs

Existem vários indicadores que podem ajudar a alinhar as expectativas ao longo do relacionamento cliente e agência. 

“O objetivo de uma empresa é vender algo, por isso destaco a taxa de conversão como um dos principais indicadores do sucesso de um negócio”, diz Daniel. Esse indicador tem como foco a análise da conversão de leads (potenciais clientes) em clientes de fato. Essa taxa pode ser calculada com facilidade: é só dividir o total de vendas pelo total de visitas de um site.

Ainda segundo o executivo, outro KPI importante para o sucesso de qualquer projeto é a detecção da origem do tráfego. Sabendo quais os canais que estão levando mais visitantes ao site, é possível alocar melhor os investimentos em cada um deles. 

A taxa de rejeição do site também é um fator-chave a ser considerado, na opinião do especialista. Analisando essa métrica, é possível entender, por exemplo, em quais páginas os potenciais clientes estão abandonando o site. Essa taxa funciona como um termômetro. 

Daniel também ressalta como é fundamental analisar o número de vendas ou “levantadas de mão”. Isso significa quantas vendas foram feitas em um site, ou quantos pedidos de orçamento/cadastros para obter determinado produto ou serviço foram feitos.

Quais os entregáveis de uma boa agência digital? 

O especialista destaca um conjunto de serviços ou “entregáveis” que juntos compõem uma estratégia de sucesso de marcas que desejam ter uma presença digital efetiva. 

Por exemplo, para um site, não basta ser bonito se ele é lento para carregar, tem navegação confusa e não facilita o acesso à informação. Isso impacta em toda a presença digital da marca.

Outro fato crucial é o SEO. “Quando construímos um site”, diz Daniel, “não podemos pensar exclusivamente em mecanismos de pesquisa. Precisamos ter em mente que fazemos sites para pessoas. E é exatamente isso que os mecanismos de pesquisa como o Google já começaram a valorizar e continuarão valorizando cada vez mais”. 

O nome desse processo de otimização do site para buscas é SEO, que vem do inglês Search Engine Optimization. Apesar do nome, é simples: os usuários querem encontrar informações em um site bem estruturado e fácil de navegar. Se as páginas do seu site seguem esses padrões, sua empresa sai na frente.

Daniel enfatiza ainda o papel da transparência no relacionamento cliente a agência, para que os entregáveis estejam claros para ambos os lados. “Só assim, conhecendo-se as etapas do processo e medindo-se os resultados constantemente, pelos KPIs, pode-se chegar ao tão sonhado ‘vender mais’. No tempo certo, sem atropelos”, conclui ele.

Website: https://www.viaagenciadigital.com.br/