Dino

Parceria entre governo e sociedade civil busca empregabilidade inclusiva

Campinas, SP 11/8/2021 – “Foi graças ao trabalho conjunto com o Estado e as Organizações da Sociedade Civil que conseguimos dar início a esse importante projeto”, disse Vandecleya Moro

Prefeitura de Campinas, Estado de São Paulo, terceiro setor e iniciativa privada se unem em projeto de contratação de pessoas com deficiência

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, e a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, participaram da inauguração do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no município.

“Campinas quer ampliar a empregabilidade das pessoas com deficiência e essa iniciativa é muito bem-vinda”, afirmou Dário Saadi. A secretária Vandecleya Moro destacou a importância das parcerias para a construção de políticas públicas: “foi graças ao trabalho conjunto com o Estado e as Organizações da Sociedade Civil que conseguimos dar início a esse importante projeto”, declarou.

O Polo de Empregabilidade Inclusiva é uma iniciativa do Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico. Em Campinas, o espaço está localizado na Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha. A Prefeitura é parceira por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o Polo de Empregabilidade Inclusiva integra o programa estadual Meu Emprego Inclusivo, que está ancorado em 6 ações: Qualificação profissional e empreendedora; Intermediação de mão de obra; Busca ativa; Habilidade profissional; Emprego apoiado e Entrevista profissional.

“O emprego apoiado traz um novo modelo de atendimento tanto às empresas quanto às pessoas com deficiência que passam a ser contratadas. E este programa aqui em Campinas traz a oportunidade de realizar uma busca ativa dos profissionais com deficiência, como quer o Governador João Doria”, afirmou a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Entre as ações do Polo, há um suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas para a inserção das pessoas com deficiência no ambiente corporativo. Durante o evento, representantes das empresas Pirelli e Hotel Vitória assinaram o Termo de Adesão ao programa.

“A Pirelli sempre levou muito a sério a inclusão social e agora, com esse novo polo de empregos, abraçará ainda mais a causa, que além de agregar à empresa, proporcionará um crescimento nessa área tão importante e carente da população. Nós nos orgulhamos em sermos a primeira empresa a assinar o Termo de Adesão e estamos ansiosos para recepcionar os primeiros colaboradores oriundos do programa. Estamos preparados para receber os candidatos e auxiliá-los nessa importante jornada de capacitação e acolhimento”, disse Mario Batista, diretor de Assuntos Corporativos da Pirelli para a América Latina.

Além disso, ações de busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós-inclusão, são ações que beneficiam as pessoas com deficiência cadastradas no Polo.

De acordo com os dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, as pessoas com deficiência em idade produtiva (de 16 a 59 anos) de Campinas somam mais de 36 mil pessoas. Até maio de 2021, dos empregados incluídos no mercado formal de trabalho na região, apenas 0,52% tinham alguma deficiência.

O atendimento do Polo de Empregabilidade Inclusiva – Campinas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O espaço está localizado na Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha, Av. das Amoreiras, 165 – Parque Itália, Campinas – SP. Mais informações: (19) 3772 9683 e (19) 3772 9699.

Website: https://www.campinas.sp.gov.br/governo/assistencia-social-seguranca-alimentar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.