São Paulo 4/6/2021 – Segundo o Sebrae e a FGV, com a segunda onda da pandemia de Coronavírus, houve aumento de 10% no número de empresas que estão com dificuldades econômicas.
A crise do novo Coronavírus trouxe um grande desafio para a economia das empresas. Por essa razão, foi preciso pensar em novas estratégias, como os brindes personalizados.
A crise surgida com a pandemia do novo Coronavírus transformou muitos setores, obrigando as empresas a se reinventarem para manter-se no mercado. Segundo a pesquisa “O Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae e a FGV, com a segunda onda da pandemia de Coronavírus, houve aumento de 10% no número de empresas que estão com dificuldades de manter seus negócios.
Diante desta realidade, a busca por crédito e a aplicação de novas estratégias se torna ainda mais importante. Nesse sentido, muitos segmentos têm procurado se reinventar para manter-se em funcionamento. No setor de artesanato, por exemplo, 53% dos empresários criaram novidades para continuar funcionando, conforme os dados do Sebrae.
Para isso, o foco tem sido ampliar a atuação para o mundo digital, já que muitas empresas passam a investir em delivery e em redes sociais, almejando alcançar mais clientes, conforme reportagem da Extra. Diante disso, a necessidade de se destacar online é ainda maior, o que leva as empresas a tomarem diferentes medidas, como o uso dos brindes personalizados.
Segundo a Meio e Mensagem, uma pesquisa da Agência 96 apontou que 76% das pessoas que ganhavam um brinde, consideravam uma boa experiência de compra. Com isso, sua tendência era comprar novamente.
Visto que, na pesquisa, os clientes associaram os brindes ao produto ou serviço como uma experiência positiva, é possível entender que esses itens servem para incentivar o relacionamento com a empresa. Afinal, a compra também envolve aspectos como um bom atendimento e fatores emocionais, como explica o conceito da Psicologia do consumidor.
Clientes exigentes tornam o mercado exigente
Ao mesmo tempo em que a pandemia aponta um grande desafio para as marcas, é preciso atender a um outro aspecto em relação ao consumidor: a exigência crescente dos clientes.
Atualmente, eles estão mais informados, devido à transformação digital. Com isso, a expectativa de consumo aumenta, conforme aponta reportagem da Cliente S.A. Segundo a mesma fonte, a pesquisa da Nice Latin America sobre o perfil dos novos consumidores, apontou que a maior conectividade e o uso de redes sociais aumenta a fonte de informações, às quais eles têm acesso.
Com isso, estão mais atentos sobre vários assuntos. Desde um mundo sustentável até as culturas e visões defendidas pelas empresas. Ao mesmo tempo, estão sujeitos a um grande volume de propaganda, que os leva a tomar decisões rápidas.
Nesse sentido, na experiência de compra de um produto, o cliente ganha poder para expor sua experiência publicamente, seja ela negativa ou positiva. Por isso, é fundamental ter atenção à estratégia de Marketing utilizada, a fim de identificar o que o cliente valoriza.
Como a dinâmica de compra está mudando, segundo a mesma fonte, a grande racionalização está levando os clientes a se tornarem menos fiéis. Nesse sentido, 95% apontaram na pesquisa que a experiência com a marca é fundamental para sua lealdade.
Além disso, 86% das pessoas afirmaram estar dispostas a pagar mais. Já 65% apontaram que a experiência tem mais poder de influência do que a publicidade.
Dessa forma, é preciso compreender os gostos do cliente e buscar aumentar a satisfação com a marca. Para isso, as estratégias de marketing são usadas. No caso de definir brindes, também é fundamental que, como os produtos, sejam definidos itens valorizados, que prendam a atenção e façam o cliente reconhecer essa experiência positiva que tanto procuram.
Nesse sentido, também é importante contar com uma empresa parceira, que viabilize sua criação. Afinal, o momento de crise exige produtos de alta qualidade, estratégias certeiras para se reinventar e agilidade para se aproximar dos consumidores e fidelizá-los.
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