Relacionamentos

Amar-se: o desafio de quem não desiste de si mesmo

Escritor e psicólogo Marcos Lacerda, criador de um dos maiores canais de relacionamento no YouTube, se baseia em 28 anos de experiência para sinalizar o que afasta e aproxima o leitor do amor-próprio em lançamento publicado pela Latitude

Inspirado por um e-mail questionador sobre a fórmula do amor-próprio, o psicólogo e autor Marcos Lacerda escreveu Amar-se: uma viagem em busca de si mesmo. Ciente de que não há uma resposta concreta e definitiva para a questão, o lançamento reúne uma série de reflexões e exercícios que fortalecem e direcionam o leitor para mudanças.

O criador de um dos maiores canais de relacionamento no Youtube, Nós da Questão, com mais de um milhão de inscritos, reúne na produção os 28 anos de experiência na Psicologia. Síndrome do impostor, mito da falsa realidade e a dificuldade de dizer não, por exemplo, são sinais apontados por Lacerda que afastam o leitor do amor-próprio.

Com o objetivo claro de auxiliar nesta aproximação, o autor apresenta exercícios de autoanálise com as mais diversas abordagens: questionamento de crenças limitantes – sobre si mesmo, sobre carreira e sobre amor, análise da necessidade de controle sobre os outros e a vida, ressignificação da infância, avaliação do nível de autoconhecimento e diversos outros.  

O labirinto de espelhos é uma das experiências propostas pela obra. Convidado a entrar por um caminho que reflete várias imagens distorcidas de si mesmo, o leitor percebe que a realidade é sempre relativa se partir do ponto de quem a observa. Ao fim da experiência, que passa por situações de fracasso, o autor apresenta oito perguntas que devem ser respondidas a partir de duas visões, como explica o trecho abaixo:

Venha agora comigo para a saída do labirinto, mas permaneça pensando nos pontos que lhe chamaram a atenção quando a vítima era você. Eu o convido a responder às questões a seguir. Mas é importante que suas respostas sejam honestas.
Assim como as cenas apareciam refletidas no labirinto, neste exercício as perguntas aparecem espelhadas. De um lado responda sobre você no papel de quem fracassou e do outro sobre as pessoas que falharam com você, a quem chamaremos de “o outro”.
(Amar-se: uma viagem em busca de si mesmo, pág. 126)

Autoestima, autoconhecimento, autoconfiança, respeito pela identidade, seguir o coração… todos os temas que se relacionam com o amor-próprio são dominados por Lacerda em Amar-se: uma viagem em busca de si mesmo. O psicólogo também é autor de “Amar, desamar e amar de novo”, obra que apresenta o autoconhecimento como chave para a felicidade, também publicada pela VR Editora, selo Latitude.

FICHA TÉCNICA:
Título: 
Amar-se: uma viagem em busca de si mesmo
Subtítulo: Como seguir seu coração, respeitar sua identidade e começar a amar quem você é
Autora: Marcos Lacerda
Editora:
 Latitude
ISBN: 978-65-89275-07-7
Páginas: 180 páginas
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 46,90
Links de venda: https://bit.ly/3uSvOtW

Sinopse: Em seu novo livro, Lacerda convida você a embarcar numa viagem ao mundo maravilhoso que existe de cada um. Um itinerário rumo ao autoconhecimento pelo qual ele mostra direções para que cada um possa encontrar o amor primeiramente a si mesmo, para, de forma consciente, amar mais intensamente aos outros.

Sobre o autor: Marcos Lacerda é psicólogo. Nascido em João Pessoa, Paraíba, é mestre em Psicologia Social. Atende em sua clínica particular desde 1993. Dono do canal Nós da Questão, no Youtube, desde 2016, com mais de um milhão de inscritos, Marcos quer democratizar a psicologia pela internet, levando as pessoas a refletirem sobre suas próprias emoções e repensarem seus relacionamentos afetivos, um verdadeiro despertar para a busca da qualidade de vida.

Instagram: @mrmarcoslacerda
Site da editora: https://vreditoraloja.com.br/livros/latitude/
Instagram: @latitudelivros
YouTube: Nós da Questão

amor própriodificuldade de dizer nãofalsa realidadeMarcos Lacerdarelacionamentossíndrome do impostor