Ecossistema de negócios é tema de evento online para discutir as transformações provocadas no mercado mundial pós-pandemia

São Paulo- SP 25/5/2021 –

Estudo é promovido pela Gouvêa Academy, braço de educação corporativa do Ecossistema Gouvêa

Uma iniciativa para discutir os Ecossistemas de Negócios no Brasil atual e compreender as transformações provocadas por essa estratégia no mercado mundial. Esse é o objetivo do primeiro ciclo do Programa de Desenvolvimento Estratégico em Consumo e Varejo, que é promovido pela Gouvêa Academy, com o apoio da KPMG, nos dias 27 e 28 de maio.

Diante de um cenário de incertezas e transformações no mercado cada vez mais aceleradas, o modelo conhecido como “Ecossistema de Negócios”, nascido na China, é orientado para permitir o crescimento exponencial de empresas através de sinergias entre negócios.

Com esse modelo, cria-se uma oferta de serviços única, impossível de ser elaborada sozinha e dificilmente replicável, garantindo, assim, diferenciais competitivos para alavancar os resultados. Grandes varejistas nacionais e mundiais são exemplos de sucesso do modelo. Entre elas: Carrefour Brasil, Americanas-B2W, Magalu, Alibaba, Pinduoduo, Tencent e MercadoLivre.

Ciclo educativo

Para Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, a maior contribuição do encontro é proporcionar uma discussão profunda e ampla sobre a dimensão das transformações que o conceito de ecossistema está precipitando na realidade de negócios atual e futura no mundo e com características próprias no Brasil.

“Desse modo poderemos conhecer e avaliar o potencial transformador em todas as cadeias de valor que o modelo de ecossistemas de negócios cria no mercado, ao criar alternativas para a desintermediação de negócios entre marcas e os consumidores finais”, explica.

Fernando Gambôa, sócio líder de consumo e varejo da KPMG, destaca que os ecossistemas de negócios desempenham um papel central no setor. Por isso, é importante reservar um tempo para debater e compreender as minúcias e particularidades do sistema aplicadas aos negócios.

“Sabemos que ainda existem muitas dúvidas de como esse sistema deve operar, seguindo as melhores práticas fiscais, de compliance, de governança e riscos. Dessa forma, acredito que é fundamental dedicar um momento, dentro de um ambiente colaborativo e interativo, para discutir o assunto e entender como ele se aplica a cada modelo de negócio”, afirma.

O ciclo educativo ocorre de acordo com a seguinte programação:

27/05 (das 8h30 às 10h30) – evento online e interativo, com palestra e debate promovido pelo professor de inovação e estratégia no IMD, Mark Greeven. O acadêmico é parceiro estratégico do Ecossistema Gouvêa e autor dos livros: “Business Ecosystemsin China: Alibaba and Competing Baidu, Tencent, Xiaomi and LeEco” e “Pioneers, HiddenChampions, Change Makers and Underdogs: Lessons from China’s Innovators”.

28/05 (das 9h às 11h) – imersão no tema com debate e interação, moderado por Marcos Gouvêa de Souza (fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem) e Eduardo Yamashita (chefe de operações da Gouvêa Ecosystem), autores do whitepaper “Ecossistemas de negócios: Transformando o mercado, o consumo e o varejo”. O evento contará também com as participações de Shaoming Yang (Co-founder da China How Club, Ex-VP Alibaba e especialista com mais de 15 anos de experiência no mercado de comércio eletrônico chinês) e Ricardo Geromel (Investidor na 3G Radar e autor dos best-sellers “O Poder da China”, sobre tecnologia e inovação da China, e “Bi.lio.nár.ios”).

O Programa de Desenvolvimento Estratégico em Consumo e Varejo elaborado pela Gouvêa Ecosystem é um conjunto de ações educativas voltadas para a capacitação de líderes de negócios, com o objetivo de torná-los agentes de transformação e mudanças que o país necessita.

Mais informações no LINK

Realizadores

Gouvêa Ecosystem

A Gouvêa Ecosystem é composta por 17 empresas dedicadas a apoiar e promover a evolução dos negócios em 4 verticais: Consultoria, Serviço, Solução e Relacionamento. Membro do Ebeltoft Group – consórcio global com 18 empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo em 22 países.

KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Está presente em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 estados e Distrito Federal. Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua, compartilhando valor e inspirando confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos.

Mais informações para a imprensa
Fábio Rego Barros (Assessor de Imprensa)
(21) 99968-2771
fabio.barros@gsmd.com.br
www.gouveaecosystem.com

Website: http://www.gouveaecosystem.com