Dino

Especialista cria manual de segurança na internet

São Paulo, SP. 21/5/2021 – Como empresário do ramo da tecnologia, me senti com a missão de ajudar os colegas a tirarem as dúvidas sobre segurança na Web.

A busca por proteção de dados é cada vez mais comum, visto casos de roubos de informações. Assim, um especialista de TI elaborou um manual para evitar problemas neste sentido, e que traduz os termos da tecnologia para que qualquer usuário esteja preparado na internet.

Janeiro de 2021 protagonizou o maior vazamento de dados da história do Brasil. 223 milhões de pessoas tiveram seus nomes, CPFs, endereços etc., divulgados por hackers, fazendo com que o brasileiro tivesse certeza de que o que é feito na internet não fica só na internet. Na oportunidade, até ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tiveram seus dados vazados, e ainda vendidos na web, o que indicou a gravidade da situação e a necessidade de mecanismos mais seguros.

Assim, é válido lembrar a pesquisa feita no final do ano passado pela Kaspersky Lab, empresa especializada em segurança digital, que indicou o país como sendo o mais atacado por ransomwares na América Latina. O número é surpreendente, mesmo com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) com garantias de fiscalização. O mesmo estudo ainda apresentou outros indicadores e colocou o Brasil como líder em ataques phishing, por exemplo.

A busca por estratégias e ferramentas para proteção de dados nunca foi tão necessária, principalmente por pessoas que trabalham com o armazenamento de dados de clientes. Exemplificando, é possível pensar no dono de um negócio que tem sua base de informações invadida pelos “malfeitores” da internet. As consequências podem trazer não só muito estresse, mas também a perda de dinheiro em duas frentes: ou com o pagamento de um possível resgate aos hackers, para obter os dados novamente, ou por conta de uma multa aplicada por descumprimento da LGPD.

Diego Conrado, CEO da Inova QA & Serviços, startup brasileira especializada em testes e qualidade de softwares, destaca que as autuações neste sentido podem chegar a 2% do faturamento da empresa, limitado a R$ 50 milhões. “Quem tem empresa ou algum negócio sabe da dificuldade de ter acesso fácil a mecanismos de segurança na internet. Mas estamos em um período que procurar por estas ferramentas é mais do que importante, é essencial para a regularização da empresa em todos os sentidos. Além da multa alta, o descumprimento da LGPD pode trazer a suspensão das atividades, total ou parcialmente”, explica Conrado.

Considerando todos estes aspectos, o empresário paulista criou um e-book prático para ajudar demais pessoas da área a garantirem a segurança da base de dados de negócios. “Como empresário do ramo da tecnologia, me senti encarregado de ajudar os colegas a tirarem as dúvidas sobre segurança na web e ainda orientar para o melhor enquadramento dentro do que a LGPD pede. Por isso, escrevi o ‘Fique Seguro na Internet’. Em apenas algumas páginas, o empresário consegue ser direcionado na prática sobre o que fazer para não ter problemas futuros”, frisou Diego.

A venda do e-book ocorre de forma online e com preço simbólico, observando todos os temas que o livro traz: engenharia social, senhas na internet, Windows, Firewall, criptografia, VPN, captcha, dicas e checklists de segurança para fixar todo conteúdo. O leitor ainda terá noções sobre Android Device Manager, LGPD, entre outros pontos importantes para um sistema completo de segurança de dados.

“Quem nunca teve medo ter suas fotos vazadas na internet? Fotos de seus filhos? Conversas privadas? Documentos pessoais? Dados de clientes? Estes dados valem ouro no mercado do crime organizado, onde a tecnologia é usada para golpes. Divulgação, venda de dados, cartões de créditos e mais informações podem gerar prejuízos financeiros e psicológicos”, finaliza Conrado sobre as razões para adquirir o exemplar.

Interessados pelo “Fique Seguro na Internet” podem ter acesso ao e-book através do site: https://fiqueseguronainternet.com.br”.

Website: https://fiqueseguronainternet.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.