Dino

Instituto de pesquisa especializada desenvolve relatório sobre cargos e salários praticados

São Paulo 20/5/2021 – Por se tratar de um benchmarking, as empresas poderão verificar como está sendo a contratação no mercado de uma forma bem confiável

O material tem como principal foco aprimorar estratégias de contratação das empresas de transporte

O Mapa do Emprego do TRC é a nova ferramenta desenvolvida pelo Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC) com o intuito de auxiliar as empresas no momento da admissão de novos colaboradores. No portal, é possível consultar diversas informações relacionadas ao setor de transportes de carga, como salários praticados pelas empresas do segmento para as principais funções contratadas.

Para que o Mapa do Emprego do TRC fosse elaborado, foi realizada uma pesquisa utilizando os dados do Ministério do Trabalho disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) para o ano de 2020, especificamente os dados para o transporte rodoviário de cargas. As empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) poderão ter acesso às informações do relatório na íntegra ainda este mês.

Com este mapeamento, as empresas poderão tomar decisões mais assertivas nas admissões de novos colaboradores. “Por se tratar de um benchmarking, as empresas poderão verificar como está sendo a contratação no mercado de uma forma bem confiável, principalmente, por conta de a fonte destes dados ser o próprio Ministério do Trabalho. Assim, a transportadora consegue saber se está desvalorizando ou valorizando demais alguma ocupação, verificar condições de contratação, a variação dos salários em relação ao tamanho da empresa e a experiência do funcionário, por exemplo”, afirma o diretor executivo do IPTC, Fernando Zingler.

Alguns desafios foram encontrados no decorrer do estudo, especialmente por conta de muitos cargos terem sido criados desde que a Classificação Brasileira das Ocupações (CBO) foi definida, em 2012. “Analisar essas classificações mais defasadas em relação à realidade das empresas, e conseguir casar esses dois mundos, foi um desafio”, aponta Zingler.

No entanto, o diretor executivo também observou que analisar os dados requer bastante atenção, já que há cargos que apresentam uma flutuação de salários muito grande, como mostram as ocupações de diretor e gerente. “Algumas empresas menores contratam gerentes com uma faixa salarial de 3 mil reais a 5 mil reais, enquanto grandes empresas, chegam a pagar 30 mil reais ou 40 mil reais”, diz Fernando.

Com os dados levantados pelo IPTC, é possível identificar as principais categorias e funções no mercado de trabalho, além da estrutura de organização mais comum dentro das transportadoras.

*Disponível para entrevistas e contribuições

Fundado em 1936, o SETCESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região – é fruto da união de empresários do transporte rodoviário de cargas (TRC) atuantes na rota entre São Paulo e Santos que necessitavam de uma entidade que fosse intérprete central da luta pelos direitos do segmento. Hoje, com 83 anos, é um dos maiores sindicatos patronais do setor na América Latina e protagonista de uma história com grandes conquistas e credibilidade reconhecida por transportadores, órgãos governamentais e representantes da esfera política. Sempre atualizado nas constantes demandas do TRC, o SETCESP vem sendo crucial e atuante para o desenvolvimento da categoria, não apenas para os 50 municípios que representa na grande região metropolitana de São Paulo, mas também para todo o Brasil. Além disso, a entidade oferece total apoio às mais de 21.000 empresas associadas com informações atualizadas, estudos técnicos, treinamentos, palestras e consultorias jurídica, econômica e operacional, entre outros serviços.

Informações para a imprensa

Grupo Mostra de Ideias
Rodrigo Bernardino
Assessor de imprensa
(11)98260 9162
(11)2361-0957
contato@mostradeideias.com.br
______
Isabella Inglez
Assistente de imprensa
(11)98126-4812
(11)2361-0956
conteudo@mostradeideias.com.br

www.mostradeideias.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.