Economia Economia Geral Geral Saúde

Saúde dos trabalhadores

Você sabe o que é saúde corporativa?

As empresas já investiam no bem-estar de seus colaboradores, com a pandemia este assunto ganhou mais espaço nas decisões diretivas

Especialistas já registram um aumento de ações pelas empresas para garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, especialmente com a pandemia da Covid-19.

A saúde dos trabalhadores passou a ser um tema central nas decisões administrativas. Porém, não são todas as empresas que assumem este papel fundamental de cuidar de seus funcionários.

Uma pesquisa realizada no fim do ano de 2020, por gestores de Saúde e Recursos Humanos, registrou que somente 21.1% das empresas disseram ter ações com apoio à atenção primária e foco na prevenção de doenças.

No entanto, há exceções e as organizações que estavam mais preparadas e estruturadas nesse sentido, estão conseguindo atravessar essa fase e manter a saúde dos seus colaboradores de uma maneira mais bem sucedida, com menos pessoas adoecendo e entrando em burnout, por exemplo, É o caso da Shift, empresa especializada em Tecnologia da Informação (TI) para medicina diagnóstica, com sede em São José do Rio Preto (interior de São Paulo) e 190 colaboradores ativos.

Desde 2017, a empresa mantém o “Jeito Shift de Cuidar”, que é um programa consolidado, estruturado e com orçamento próprio, com foco em ações de prevenção para a saúde de seus colaboradores. Para garantir a sua sustentabilidade investe cerca de 9% do orçamento da área de RH na nesta iniciativa.

Manutenção da motivação mesmo em períodos incertos

De acordo com a Pesquisa de Clima Organizacional, do GPTW, em 2020, a Shift alcançou uma Média Great Place to Work® 84, que avalia todos os pilares de Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Camaradagem e Orgulho. Além disso, os colaboradores demonstraram na pesquisa um elevado grau de satisfação do cliente interno (Trust Index©). Um dos principais pontos destacados nos comentários feitos pelos respondentes é o fato da empresa prezar pela saúde física e emocional de seus colaboradores, estimular o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e disponibilizar os recursos necessários, além de estrutura física de qualidade. Aspectos trabalhados no Programa Jeito Shift de Cuidar.

A “Pesquisa de Home Office” , desenvolvida internamente pela empresa e que entrevistou os colaboradores sobre as mudanças inesperadas, ambiente volátil e instável provocado pela pandemia, também reafirmou o quão crucial tem sido o programa no sentido de manter todos os colaboradores com o corpo e mente saudáveis. A porcentagem de pessoas motivadas (56,69%) e engajadas (40,94%) foi bastante superior ao colaboradores que se sentiram ansiosos (25,98%) ou cansados com sensação de trabalho ininterrupto (24,41%).

Sentimentos como ansiedade, insegurança, estresse, solidão e medo são tratados com muita atenção pelo programa Jeito Shift de Cuidar. E nesse momento tão delicado em que a necessidade do home office foi imposta, se não tivéssemos a sustentação desse programa o cenário certamente seria bem diferente e as pessoas não estariam se sentindo seguras. Todos encontraram o apoio que precisava”, explica Tatiane Bernardino, Supervisora de Comunicação e responsável pelo programa.

No período da pandemia, a Shift manteve os atendimentos da psicoterapia e floral, além de abordar em pílulas de conhecimento e eventos internos do Setembro Amarelo a importância do colaborador aprender como lidar com essas emoções negativas.

Como funciona o programa Jeito Shift de Cuidar?

Os recursos são direcionados a diversas ações que trazem benefícios para a saúde do colaborador como um todo e garantem uma atenção plena, não só durante a pandemia. Para 2021, está sendo colocado em prática um programa de consultoria de bem estar financeiro, em parceria com a consultoria Money Mind. No entanto, o Jeito Shift de Cuidar, já contempla uma agenda social, iniciativas voltados ao corpo (como ginástica laboral, alimentação saudável, convênios com nutricionistas, academias, clínicas privadas de vacinas entre outras; e para mente (psicólogos, terapeuta floral, yoga, pilates, meditação guiada e outras atividades de descompressão para aliviar o stress). Todas essas ações são 100% custeadas pela empresa.

De acordo com Tatiane, trata-se de um programa genuíno que vai além de modismos e por isso tem feito a diferença. O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida, os hábitos, diminuir o nível de estresse e a descompressão e, claro, agir de maneira preditiva, antecipando possíveis problemas. Embora essas ações refletiam indiretamente nos resultados, produtividade e absenteísmo não são indicadores mensurados nesse programa.

“Nosso foco é impactar o clima organizacional. Afinal, essa é uma das premissas do público de tecnologia. Essa geração leva em consideração outras prioridades e não somente remuneração e benefício”, salienta a supervisora, que acredita ainda que o programa é um fator de relevância também para a retenção de talentos.

Diferenciais

Apesar de muitas empresas de tecnologias adotarem práticas semelhantes de saúde corporativa, no nicho especializado em medicina diagnóstica, a Shift destaca-se por ter uma ação mais ampla e completa. Também é um diferencial do Shift Jeito de Cuidar o fato de contar com orçamento próprio, profissionais dedicados e todas as ações serem subsidiadas pela empresa para o colaborador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.