Kickboxing

Yuri Cury, 14 anos, uma das grandes apostas do kickboxing
nacional, se prepara para o 30º Campeonato Brasileiro

De família humilde, o atleta faz por merecer o esforço dos pais para os investimentos no esporte, pois segue colecionando títulos, como o de campeão sul- americano

Com um total de 19 títulos, entre nacionais e internacionais, e consolidado como um dos principais nomes do kickboxing do Brasil, Yuri Cury, de 14 anos de idade, busca mais uma vitória, dessa vez no 30º Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que será realizado no Rio de Janeiro, de 3 a 6 de junho, e reunirá os melhores lutadores em uma disputa acirrada para definir os medalhistas. Yuri, tricampeão estadual, que acaba de passar da faixa azul para a marrom, está treinando forte para ganhar mais um troféu, na categoria Point
Figh.


“Meu filho já nos deu muito orgulho. Eleito o melhor atleta do Estado do Rio de Janeiro em 2019 recebeu homenagem do prefeito Marcelo Crivella. Na cerimônia, ao se relacionar com pessoas importantes, ele conseguiu espaço para treinar na Escola de Lutas de José Aldo (que fica dentro do centro de treinamento Upper Arena). O sonho de todos os atletas é treinar nessa academia do ex-dono do cinturão dos penas do UFC (Ultimate Fighting Championship), de MMA (Mixed Martial Arts).”, conta a mãe de Yuri, Rosangela Cury Franco.

Campeão sul-americano (2019), Yuri Cury é um dos integrantes da equipe de atletas patrocinados pela Riopae, empresa carioca de assistência familiar. Ele treina cerca de quatro horas por dia, de 2ª a 6ª feira, depois da escola, tanto no Centro de Treinamentos Semeando Vidas e na Arena Upper, mantida pelo campeão José Aldo. Segundo a mãe, os dois ambientes seguem rigidamente os protocolos sanitários de treinamento. “Tenho treinado forte e com grande determinação, bem focado nas competições que estão por vir e ansioso para voltar a sentir a emoção de lutar”, diz Yuri.

Os pais do atleta também têm um cuidado especial com a sua alimentação. “Sobretudo por ele estar em fase de crescimento e não poder perder o ritmo. Nós
sentimos que Yuri está preparado para a volta das competições”, diz Rosangela.
Segundo ela, o investimento em esportes é alto, mas vale a pena pela dedicação do garoto nos estudos e no esporte. “Fazemos tudo o que está ao nosso alcance para
incentivá-lo, mas o melhor que fazemos não é o financeiro, e sim estar presente e dar todo o suporte que ele precisa. Muitos atletas têm condições financeiras, mas não têm o apoio da família. O Yuri tem também um mestre que sempre o incentiva e é presente em todos os momentos, Maurício Lima”.


História – Considerada a pequena estrela do Kickboxing, morador de São João de Meriti, na baixada fluminense, Yuri Cury é de família humilde, que tem que batalhar muito para manter o filho no esporte. O atleta começou a treinar aos 9 anos de idade e com 10 anos já estava competindo no kickboxing. “Não tínhamos dinheiro para pagar a mensalidade e o mestre o autorizou a treinar mesmo assim, por acreditar muito em seu potencial”, conta Rosangela.

Sem recursos financeiros, os pais fazem atividades extras para custear o filho no esporte. O pai tem uma pequena empresa de treinamento para habilitados dirigirem
e a mãe vende óleo de cozinha usado para empresas fabricantes de sabão e detergente. “Eu recolho o óleo com as donas de casa, lanchonetes e restaurantes”.
Ela também faz rifas, além de cestas básicas. “O valor arrecadado vai todinho para custear o Yuri no Kickboxing”, completa. Recentemente, o casal inaugurou uma pequena loja de artigos com produtos para pets para aumentar a renda.
A família conta que, antes da pandemia, 2019 foi o melhor ano para o Yuri no esporte, quando ele conquistou o título de campeão sul-americano de kickboxing, em uma disputa no Peru. “Cada competição é uma batalha, pois viagem é despesa. Nessa última, a Riopae, além da já habitual ajuda de custo mensal, também forneceu as passagens. Sem isso não teríamos ido e Yuri não se consagraria campeão”, conta a mãe.

“Infelizmente, no Brasil, há pouco incentivo ao esporte e sem apoio é muito difícil continuar. O patrocínio fez uma diferença muito grande para o Yuri também na compra de equipamentos necessários”, explica André Siqueira Franco, pai do atleta.
O desempenho de Yuri no esporte lhe garantiu também bolsas integrais para seus estudos na escola Sistema Fator e na escola de inglês KNN, em Nilópolis/RJ.
Campeonato Brasileiro de Kickboxing — evento da Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB). Patrocinado pela ENEL e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE), o evento abrirá as portas do estado para os melhores atletas do Brasil da modalidade. Entre as inovações estão a premiação que será um cinturão, a camisa oficial do campeonato que será entregue ao campeão e ao vice-campeão de cada categoria, incluindo o Sub-17. As lutas selecionadas serão transmitidas ao vivo por canais parceiros e no canal oficial da FKBERJ (Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro).
Também participarão atletas com Síndrome de Down e deficiência auditiva. Com alguns benefícios, a competição abre a possibilidade para que atletas de projetos sociais possam disputar um campeonato a nível nacional pela primeira vez.

Campeão sul-americano de KickboxingFKBERJRioPAEYori Cury