Dino

Energia limpa: a grande tendência sustentável para o futuro

12/4/2021 – Empresa alemã trabalha desenvolvendo ações e implementações de soluções para o setor, investindo em tecnologia para trazer inovação a este segmento.

Geração de energia eólica já é uma realidade na Alemanha e Europa como um todo

A green energy ou energia limpa, como é conhecida, foi pensada a fim de suprir a necessidade de eficiência enérgica com o mínimo de impacto socioambiental. Ela é caracterizada por ser proveniente de fontes renováveis ou naturais e, diferentemente da energia gerada a partir de matérias não renováveis, não emite poluentes no meio ambiente. Segundo estudo publicado em 2019 pelo Nature Communications sobre a descarbonização do setor de energia alternativa, a geração desse tipo de energia pode reduzir em 80% as emissões de carbono até 2050.

Como uma dessas alternativas, a eólica vem crescendo no mundo desde a crise do petróleo em 1970 e aponta para um futuro mais sustentável. Por meio da transformação de energia mecânica em elétrica, com o vento como matéria-prima, a energia limpa gerada nas turbinas eólicas reduz a emissão de gases de efeito estufa e preserva o meio ambiente. Porém, mesmo tratando-se de uma fonte renovável, é necessário destacar que nem toda fonte energética derivada de matéria-prima natural é livre de impactos. Assim, uma possibilidade que vem ganhando força entre países europeus, como Reino Unido, Dinamarca, Bélgica e Holanda, é a geração de energia eólica offshore. Obtida por meio da força do vento em alto mar, muito mais veloz e constante que a gerada em terra, tem impactos sonoros e visuais reduzidos. Além disso, supera a eficiência energética de um Sistema de Geração Eólico comum.

Com a maior capacidade eólica da Europa, a Alemanha está entre os 10 países no ranking que avalia a capacidade desse tipo de energia no mundo, conforme aponta o relatório da Power-technology.com. Como uma referência, a DEKRA, empresa especializada em segurança e com sede na Alemanha, atua nesse setor prestando suporte aos operadores das usinas para garantir confiança em cada processo. O diferencial da empresa alemã é, através de representantes locais, realizar análises, investigações, auditorias, medições e outras ações necessárias para identificar futuros problemas de operação e trazer segurança confiança em todo decurso. A DEKRA também trabalha desenvolvendo ações e implementações de soluções para o setor, investindo em tecnologia para trazer inovação a este segmento tão promissor.

Website: http://dekra.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.