Design palestra gratuita

Como o design retrata as transformações da sociedade?

Para Ericson Straub, especialista em História da Arte e mestre em Gestão do Design e do Produto, todo objeto é um signo cultural e seu design sempre será um importante sinalizador do momento que vivemos

Os elementos presentes no design traduzem e desvendam pensamentos, necessidades, costumes e transformações da sociedade em diferentes momentos. É o que afirma Ericson Straub, especialista em História da Arte e mestre em Gestão do Design e do Produto. Na quinta-feira, dia 8 de abril, a partir das 18 horas, ele falará sobre o tema durante o Meet Up #4 Design: cultura e sociedade, promovido pela École Intuit Lab.

“Todo objeto é um signo cultural. Portanto, o design sempre será um importante sinalizador do momento que vivemos. Por meio de seus elementos formais, simbolismo, funcionalidade e tecnologia, ele pode traduzir e desvendar a história cultural da sociedade ao longo do tempo”, explica. “Na história, o design está contextualizado como um processo de produção (projeto, produção, comunicação e venda), como uma atividade estratégica e como um fenômeno sociocultural e econômico”, pontua.

Straub vai além. Para ele, um objeto carrega significados e, muitas vezes, um apelo emocional.  “Vivemos rodeados de objetos criados para facilitar ou resolver problemas do dia-a-dia, e eles definem a relação que temos com o mundo”, aponta. 

Meet Up #4 dá sequência às atividades da École Intuit Lab no Brasil. O evento será on-line e gratuito. As inscrições podem ser realizadas pelo site do escola.

A escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual, a École Intuit Lab completa 20 anos em 2021 e escolheu o Brasil para sua nova etapa de expansão. A escola lança o novo curso Design & Comunicação – Atualização Profissional, voltado aos profissionais interessados em “turbinar” suas carreiras com novas experiências e conhecimentos, ou mesmo dar uma “guinada” em sua trajetória.

O programa é composto por três semestres, que podem ser realizados em módulos independentes, conferindo flexibilidade ao percurso formativo. Ao final de cada módulo, o aluno recebe um certificado francês de conclusão. A partir do segundo semestre, a programação inclui masterclasses e palestras com professores visitantes internacionais, que trarão aos alunos experiências inovadoras no contexto global. A grade completa pode ser acessada no site da École Intuit Lab, onde está disponível também o formulário para inscrição. O início das aulas está programado para 12 de abril, de forma on-line nesta primeira edição.

Especialista na relação entre a evolução da cultura, o design e suas manifestações, Ericson Straub é um dos professores do curso, na disciplina Design: Cultura e Sociedade. O docente tem formação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), PUC-PR, Faculdade de Música e Belas Artes do Paraná, Elisava – Escola Universitària de Disseny i Enginyeria de Barcelona (Espanha) e University of Victoria (Canadá).  

Serviço
Meet Up #4 École Intuit Lab
Design: Cultura e Sociedade
Data e horário: 8 de abril, às 18h.
Acesso on-line, pelo link https://meetup.ecole-intuit-lab.com.br/


Sobre École Intuit Lab
École Intuit Lab é uma escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual, com abrangência internacional e visão multicultural. Co-fundada em Paris em 2001 pelos designers e acadêmicos Clément Derock e Frederic Lalande, que nutrem a visão de construir uma cultura, não apenas uma escola, onde mentes criativas têm a liberdade de inovar, criar e se tornar parte de uma revolução no ensino do Design. Com forte presença internacional, mantém dois campus na França, em Paris e Aix-en-Provence (cidade universitária localizada no sul do país), dois na Índia, em Mumbai e Calcutá, e agora também em São Paulo, Brasil. Por meio de uma rede de parcerias com 18 universidades e cerca de mil empresas e agências, oferece aos alunos possibilidades de desenvolver projetos e intercâmbios na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina.

Ao completar 20 anos, o instituto implementa seu novo campus São Paulo, onde oferta três cursos de formação, que corresponde à graduação francesa, com quatro anos de duração. São eles: Formação em Comunicação Visual e Design Digital, Formação em Arte & Design de Games e Formação em Artes Visuais. Além destes, há o curso de Design & Comunicação – Atualização Profissional, com duração de três semestres

Site: https://ecole-intuit-lab.com.br/

designpalestra grátis