Conceitos de TI podem se tornar uma ferramenta importante no fomento de micro e pequenos negócios na pandemia

29/3/2021 –

Monitoramento de KPIs é uma das vantagens

Em tempos de pandemia, manter um negócio aberto no Brasil demanda paciência para lidar com a oscilação na flexibilidade da quarentena e muita criatividade para se manter presente no dia a dia dos clientes. E se entre janeiro e fevereiro de 2020 apenas 39% das empresas utilizavam a internet para negócios – segundo dados da Abranet, o consumo aquecido pelo e-commerce fez com que 22% passasse a usar as plataformas on-line nos últimos meses, enquanto 60% das empresas que já usavam, intensificaram suas operações virtuais – de acordo com levantamento do Sebrae. Ou seja, a pandemia acelerou a digitalização das empresas, especialmente os micro e pequenos empreendedores.

“Ampliar o seu alcance geográfico permite expandir a marca para pessoas que não teriam contato com ela em vias exclusivamente físicas. E a internet cumpre esse papel de aproximar apesar das distâncias. Por isso, para que a presença on-line seja relevante, é fundamental saber comunicar o produto e/ou serviço a fim de estimular o vínculo e a fidelização do cliente”, comenta Adriano Valenncia, especialista em TI com 20 anos de atuação na área.

Criar identificação começa com transparência nas informações disponibilizadas pela empresa, considerando a principal característica do perfil de compra do consumidor: a pesquisa. “Poucos segundos determinam a permanência do cliente no seu canal, seja ele um site ou uma rede social. Então é necessário que a oportunidade seja bem aproveitada. Além dos dados da empresa, informações sobre o produto e/ou serviço, diferenciais, promoções e outras estratégias são pontos-chave para que o consumidor seja atraído a trocar dados de cadastro. Esses são alguns dos passos para se construir reputação e relacionamento”, pontua Valenncia.

Uma das ferramentas de TI aplicáveis na otimização de um negócio é o KPI. A sigla em inglês se refere aos indicadores-chave de performance que permitem analisar dados que demonstram a eficiência de um post patrocinado, por exemplo. “Para que seja efetivo, o KPI precisa ser objetivo, mensurável, verificável, facilmente decifrável e é importante que o valor agregado seja conhecido. O KPI pode ajudar a conhecer o tráfego, engajamento, impressões, taxa de rejeição, etc.”, explica.

Potencializada pelo cenário do último ano, a internet é um canal importante para o posicionamento da marca no que tange ao relacionamento com o cliente e o acesso aos produtos e/ou serviços. Por isso, estar na rede permite ao menos três grandes vantagens: ser facilmente encontrado, construir reputação e otimizar processos. “O ditado é verdadeiro: quem não é visto, não é lembrado. E a internet pode ser uma ótima vitrine a partir da integração do Marketing com a TI, desde que a técnica seja aplicada de maneira correta”, finaliza Adriano.

Adriano Valenncia é especialista em TI e atua na área há 20 anos (nos últimos dez como consultor na implementação de projetos), gestão de contratos e times de tecnologia. Em 2020 iniciou no atendimento em marketing digital voltado para pequenas empresas, oferecendo social media, criação de sites e estratégias digitais para colocá-los na rede. Este ano o serviço ganhou formato de mentoria, onde os profissionais podem trabalhar também a evolução e a busca por resultados.

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