Dino

Aquicultura sustentável: biorremediação em áreas de cultivo para obter um ambiente saudável e um negócio rentável

Goiânia, GO 26/2/2021 – Além da Legislação vigente, a adequação de processos produtivos e políticas de gerenciamento ambiental já são exigências do mercado consumidor.

Aborda-se, nesta notícia, o tema de utilizar micro-organismos para acelerar o processo de degradação da matéria orgânica na coluna de água estabilizando e impedindo a eutrofização dos viveiros, trazendo assim diversos benefícios ao aquicultor.

O princípio básico de qualquer tecnologia, seja ela recente ou não, considera a prevenção como “prioridade mor”, pois é muito mais seguro e viável antecipar e “prevenir” ao ter que “remediar” um problema já instalado.

Os que já utilizam essas ferramentas biotecnológicas, hoje entendem o quão importante e fundamental é o uso desse instrumento para o setor produtivo (agroindústrias em geral).

Além da obrigação de atender a legislação ambiental vigente, a adequação de processos produtivos e políticas de gerenciamento ambiental já são exigências do mercado consumidor (interno e externo).

Biorremediação em áreas de cultivo

De uma forma geral, o programa de biorremediação pode ser adaptável a qualquer necessidade da cadeia produtiva, consolidando-se a partir dos objetivos almejados e condições específicas das atividades de cada propriedade (agroindústria).

Especificamente para fazendas de produção de peixe e camarão, é comum a exalação de forte odor desagradável e elevada presença de sólidos não degradados logo após a despesca (lodo orgânico).

Entre outras dificuldades, a alta concentração de amônia durante o cultivo ocorre em função de uma baixa atividade microbiana em que a microbiota presente no viveiro não é suficiente para propiciar o equilíbrio do ambiente (água, solo e estuário).

A tecnologia do Ecomix G®

É um digestor orgânico utilizado para acelerar o processo de decomposição sem danos ao meio ambiente (organismos aquáticos). Formulação com funções específicas para degradação de lipídios, amidos e proteínas.

O espectro e a ação do Ecomix G® é muito maior do que simplesmente usar nitrogênio como fonte de energia para a divisão celular. Como resultado, seu uso pode dissolver e digerir cargas orgânicas 7 vezes mais rápido do que um processo natural.

As cepas presentes em sua formulação são culturas de fácil adaptação em tanques e viveiros, com divisões celulares extremamente rápidas (por multiplicação) ocorrendo a cada 25 minutos.

A adição do Ecomix G® demonstrou ser uma alternativa extremamente viável e eficiente para melhorar a produtividade e reduzir impactos causados por doenças ao longo do cultivo (mortalidade x conversão alimentar).

Além disso, também preserva o meio ambiente reduzindo a carga orgânica descartada no estuário ou bacia de sedimentação para recirculação (N, P, DBO e DQO).

Ecomix G® contém 03 espécies de bacilos. Formulação em gel:
1) Bacillus Subtilis – Digestor Lipídico;
2) Bacillus Licheniformes – Digestor de Proteínas;
3) Bacillus Amyloliquefaciens – Digestor de Amidos.

Concentração microbiológica: 3,4 x 10 à nona (Ufc/g).

Benefícios alcançados com o uso de Ecomix G®:

• Melhor distribuição dos nutrientes aquáticos;
• Redução de amônia e proliferação de algas;
• Redução de carga orgânica na coluna d’água e sedimento;
• Estabilização de O.D na superfície e fundo do viveiro;
• Digestão completa do lodo no fundo do viveiro (excremento e sobras de ração);
• Melhor controle dos níveis de amônia e remoção da carga orgânica no solo e na coluna de água;
• Aumento da disponibilidade de proteína e enzimas em sistema de produção bioflocos e estabilização de oxigênio dissolvido durante todo cultivo.

Resultados obtidos – Biorremediação em corpos hídricos

Em situações onde a relação N:P colabora para a produção excessiva de algas verdes (cianofíceas), a inclusão de Ecomix G®, aliada a um manejo específico podem garantir a obtenção de grande sucesso no processo de remediação.

Além de remover compostos nitrogenados, o produto Ecomix G® tem se mostrado uma excelente ferramenta para remoção de carga orgânica tanto na coluna d’água como no sedimento.

Os resultados obtidos em diversas situações (córregos e lagos) atingiram remoção de 91% (DBO) e 72% (DQO) em um período médio de 60 dias de utilização.

Website: http://www.ecocla.com.br/loja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.