17/12/2020 –
Benefícios flexíveis são aqueles que podem trazer liberdade ao colaborador.
Segundo uma pesquisa da HayGroup, mais de 60% das empresas têm dificuldades na retenção de seus colaboradores, ou seja, em montar e aplicar um conjunto de políticas que garantam a satisfação dos funcionários acima da média de mercado, fazendo com que esses permaneçam na empresa por mais tempo.
Mas que tipo de política proporciona essa motivação permanente? Simples: um conjunto de benefícios flexíveis, postura dos gestores e valores empresariais modernos.
O que são benefícios flexíveis?
São benefícios concedidos pelas empresas, porém com o diferencial da flexibilidade, tendo agora, o funcionário a opção de escolher pelo tipo de auxílio que se adapte às suas necessidades. O Sodexo Multi é um exemplo. Trata-se de um cartão da Sodexo com bandeira Mastercard, que o funcionário pode utilizar da maneira que quiser, no estabelecimento que desejar. É um benefício pré-pago que o colaborador pode usar para pagar suas despesas em farmácias, lojas online, aplicativos de streaming, viagens ou qualquer outra despesa que desejar, de acordo com a política de benefícios da empresa em que trabalha.
Os benefícios flexíveis podem ser modificados conforme o perfil do funcionário e suas necessidades. Na contratação ou durante a vigência do contrato de trabalho, a empresa pode ofertar os benefícios disponíveis e deixar com que os funcionários escolham quais os atendem melhor. Eles são uma forma de trabalhar a motivação interna, garantindo um ambiente de trabalho mais agradável, mantendo a produtividade em alta e colaborando para a retenção de talentos.
Vale a pena ofertar benefícios flexíveis?
A adoção do modelo de bonificação por benefícios flexíveis é uma forma de trabalhar a motivação interna das equipes, pois este influencia no bem-estar dos funcionários, e como todos sabem, funcionários satisfeitos são mais felizes e engajados com o que fazem. Isso explica, por exemplo, a redução das taxas de rotatividade do quadro de colaboradores das empresas que já usufruem do novo modelo, favorecendo empresa, que passa a economizar em contratações e seleções, e colaborador, que está feliz com a vida dentro e fora do ambiente de trabalho.
Como implantar os benefícios flexíveis em uma empresa?
Será preciso conhecer o perfil dos funcionários para montar alguns pacotes de benefícios que se encaixam às necessidades de cada um e proporcionar essa liberdade de escolha a eles. A modalidade escolhida não precisa ser fixa nem eterna. Conforme o funcionário faz sua jornada dentro da empresa, pode ser necessário fazer a troca dos benefícios e o RH precisa estar aberto para essa negociação. Ofertar um cartão multiuso, como o Sodexo Multi, pode garantir essa liberdade ao colaborador e simplificar a implantação dos benefícios flexíveis dentro de uma empresa.
Mais sobre o tema
O que é um cartão de benefício pré-pago
Descubra se sua equipe está feliz com os benefícios ofertados
Benefícios flexíveis: uma importante ferramenta para o RH