Economia Economia Geral

Trabalho

Como reduzir o estresse no ambiente de trabalho

Especialista da ADP dá dicas para evitar o desgaste no teletrabalho e se preparar para retorno ao escritório

A fadiga no trabalho é um problema enfrentado por muitos funcionários, mesmo antes do isolamento social. Com a pandemia do novo corona vírus essa situação ficou ainda mais evidente. O retorno ao escritório pode afetar ainda mais a saúde mental dos funcionários, o que pode ser prejudicial para todo time de colaboradores. 

Um estudo global, realizado pela ADP Research Institute, com trabalhadores de quatro continentes, mostra que os profissionais da América Latina estão entre os mais estressados do mundo. Durante o levantamento, dois terços das pessoas ouvidas (65%) na região afirmaram se estressar pelo menos uma vez por semana. Neste grupo, os brasileiros são os mais estressados da região, com 66% dos entrevistados. 

Mariane Guerra

Para manter as emoções equilibradas no trabalho, a vice-presidente de Recursos Humanos da ADP na América Latina, Mariane Guerra, separou cinco dicas para ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse:

Planeje seu dia

Algo simples como organizar as tarefas do dia em listas é um grande aliado para reduzir a ansiedade. “É normal sentir uma queda de produtividade em momentos de estresse. O planejamento diário ajuda a manter o foco e a calma durante o dia. Organizar tarefas por ordem de prioridade, direciona o colaborador para o que é mais relevante e proporciona sensação de alívio com as tarefas concluídas”, pontua Mariane. 

Faça pausas

Interromper uma rotina cansativa pode ajudar muito a aliviar o estresse. Ao longo do dia, programa-se para pausas estratégicas e, mesmo que por alguns minutos, pare e respire. Essa prática traz mais energia, principalmente nos dias mais movimentados.

Realize alongamentos 

Procure realizar alongamentos ao longo do dia, isso ajuda a aliviar a tensão que longos períodos, na mesma posição, podem causar aos músculos do corpo. A ginástica laboral, que muitas empresas oferecem aos colaboradores, é uma excelente oportunidade para se movimentar e aliviar a tensão. “Na ADP, por exemplo, a ginástica laboral é realizada em grupo, por meio de vídeo chamada. Assim, além de alongar, os colaboradores podem desligar, por um momento, do trabalho e descansar também a mente” comenta a executiva.      

Mantenha atenção na alimentação 

No trabalho remoto, é muito comum as pessoas se desligarem da alimentação e pular refeições ou substituir por lanches rápidos. Uma boa alimentação, respeitando as pausas para o almoço, por exemplo, é um ponto fundamental para manter a saúde mental em dia. Por isso, mesmo no home office, respeite as pausas e priorize alimentos mais saudáveis.   

Fale com o seu gestor

Manter diálogo aberto sobre esgotamento é essencial nesse momento. Mariane aconselha que esse canal de conversas torne-se cultura dentro das empresas e não somente um item na agenda de reuniões. Falar sobre suas lutas e sucessos no dia a dia pode criar uma rede de apoio que ajuda cada indivíduo a equilibrar as emoções de maneira saudável. 

Manter boa saúde mental ajuda toda a empresa a garantir equilíbrio e produtividade. “É necessário reconhecer que esse é um momento, particularmente, estressante. Funcionários e empresas estão passando por situações inesperadas e o diálogo constante é fundamental para se criar o melhor ambiente para todos”, finaliza vice-presidente de Recursos Humanos da ADP. 

Sobre a ADP (NASDAQ-ADP)

A companhia oferece produtos de ponta, serviços de alta qualidade e experiências excepcionais para que as pessoas alcancem o máximo potencial no trabalho. Os serviços e produtos da empresa para RH, Talento, Benefícios, Folha de Pagamento e Compliance são baseados em dados, mas desenhados para pessoas.

Fonte: RPMA Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.