Comportamento Geral Saúde

Sem excessos

Fim de ano sem excessos, recomenda cardiologista

Em um ano atípico, especialista prepara recomenda moderação para não prejudicar a saúde

As tentações das confraternizações de fim de ano, férias, ceia de
Natal e Revéillon podem atrapalhar a manutenção do equilíbrio
nas dietas e até das atividades físicas. E, em 2020, definitivamente serão necessárias precauções extras.

A cardiologista Rica Buchler, da Clínica Buchler, elaborou
algumas dicas para que todos possam celebrar de maneira
saudável.

“Sabemos a importância dessa época do ano, porém estamos muito próximos de um programa de vacinação e com esperanças
de quem em 2021 seja um ano bom. Por isso, não é hora de relaxar nas medidas de proteção”, explica a cardiologista.

O segredo é aproveitar com moderação para saúde de todos. E, neste ano, a recomendação mais importante é o uso de máscara, álcool gel e manutenção de isolamento social, o máximo possível”, conclui.

Rotina Alimentar
Diante às festividades é comum flexibilizar, porém equilíbrio é tudo. É importante tentar durante os outros dias manter a regularidade na alimentação, tanto em relação à quantidade – sem excessos -, horários e alimentos de boa qualidade, comendo todos os nutrientes necessários à vida saudável. A moderação auxilia o organismo em seu ciclo sem prejudicar o metabolismo.

Equilíbrio nas bebidas alcóolicas
Além de prejudiciais à saúde, as bebidas alcoólicas intoxicam o organismo, levando a efeitos adversos. Brinde e aproveite com sensatez, lembrando que também são altamente calóricas.

Detox pós-festas
Vale a pena uma dieta para desintoxicar após as comemorações. Tomar bastante líquido no dia seguinte para que o corpo retome o seu estado de equilíbrio e manter uma alimentação baseada em alimentos saudáveis ajudam a regular o metabolismo.

Dê preferência aos alimentos magros
O ideal é iniciar pelas saladas. Até mesmo as frutas em meio aos legumes e vegetais são uma excelente opção. Já entre as carnes, se possível dentre as composições no cardápio, a preferência são as assadas ou grelhadas.

Cuidados com o Covid-19 e aglomerações
É importante lembrar que ainda estamos no meio de uma pandemia, portanto, o ideal é manter as manifestações afetivas virtualmente e os encontros e reuniões apenas com quem já estão convivendo nesse período.

Vale lembrar que é provisório e todos teremos muitos anos para comemorar juntos. Estas datas muitas vezes são nostálgicas e, especialmente este ano, para famílias que perderam alguém para o Covid-19, então respeite o luto de muitos e não relaxe também. Também reforçamos o cuidado especial com os idosos, cardiopatas e hipertensos que
são grupo de risco e devem manter suas medicações e orientações do médico.

Check-up no começo de ano
Caso ainda não tenha agendado, aproveite para marcar a sua consulta para o check-up e ter um 2021 tranquilo e saudável. Mantenha seus exames em dia com o controle e rotina de visitas ao especialista.

Ano-Novo – Vida Nova?
Sempre é bom aderir à reeducação alimentar e prática de exercícios, então coloque em seus planos para o próximo ano. Lembre-se de procurar seu cardiologista se for iniciar ou intensificar alguma atividade física.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.